Topo
Notícias

Biden promete defender soberania do Japão sobre ilhas disputadas com a China

28/01/2021 02h58

Washington, 27 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu nesta quarta-feira ao primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, que defenderá a soberania japonesa sobre as ilhas Senkaku, administradas por Tóquio, mas reivindicadas há meio século por China e Taiwan.

Em conversa por telefone, Biden reafirmou a Suga o compromisso de reforçar a aliança com o Japão, parceiro estratégico dos EUA, informou a Casa Branca em comunicado.

Ambos conversaram sobre o "compromisso sólido" dos EUA com a defesa do Japão como parte do tratado bilateral de segurança entre ambos os países, que, segundo a Casa Branca, inclui o arquipélago das ilhas Senkaku, chamadas de Diaoyu pela China.

Biden e Suga também enfatizaram a necessidade de uma "desnuclearização completa" da península coreana e de avançar no assunto dos sequestros de japoneses por parte da Coreia do Norte que ocorrem há décadas, um prioridade do governo japonês.

Tanto o Japão como a Coreia do Sul desempenham um papel central nas conversas com a Coreia do Norte iniciadas em 2018 pelo ex-presidente Donald Trump e que resultou em duas reuniões com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, que não deram frutos no âmbito da desnuclearização.

Por último, Biden e Suga também se comprometeram a trabalhar juntos para combater a pandemia de covid-19 e a crise climática, detalhou a Casa Branca.

Ambos já tinham conversado por telefone, após Biden tomar posse como presidente, no dia 20 de janeiro. Suga já expressou o interesse de visitar os EUA em breve, provavelmente em fevereiro, para se reunir com o novo mandatário americano.

Notícias