Topo
Notícias

A função vital dos micróbios para os seres humanos

27/01/2021 06h48

A função vital dos micróbios para os seres humanos - Bactérias, fungos, vírus e organismos unicelulares vivem em perfeita simbiose no nosso corpo. Eles podem influenciar até o funcionamento do cérebro e o nosso humor.Nesta edição do Futurando vamos falar sobre os micróbios que vivem no nosso corpo, começando pela importância das bactérias nos primeiros anos de vida. O contato do bebê com as bactérias da mãe durante o parto é importante para a saúde da criança mais tarde. Cientistas pesquisam como bebês que nascem de cesariana podem ter contato com essas bactérias.

Neste programa você vai entender também o papel dos micróbios para a nossa saúde. Bilhões desses pequenos seres vivem no nosso corpo e eles são imprescindíveis para a nossa vida. Os micróbios podem influenciar até o funcionamento do cérebro e o nosso humor.

Uma grande parte dos micróbios do nosso corpo vive no intestino. A chamada flora intestinal é chave para a nossa saúde, o desequilíbrio dela pode causar doenças. Quando diversos tratamentos para curar uma inflamação do intestino não têm sucesso, alguns médicos optam por um transplante de fezes. Veja no programa como funciona o procedimento e por que ele pode ter resultados tão bons.

Nesta edição você vai conhecer ainda uma possível solução para o lixo plástico. As larvas do bicho-da-farinha conseguem comer plástico. Há anos cientistas estudam as bactérias e enzimas responsáveis por esse processo para tentar resolver o problema do lixo plástico no mundo. Acompanhe no Futurando as soluções encontradas até agora que podem revolucionar o sistema de reciclagem.

As larvas do bicho-da-farinha podem até diminuir nosso problema com o plástico. Mas e todo o lixo plástico que já está no meio ambiente, o que fazer com ele? Neste Futurando você vai conhecer uma iniciativa que usa a ajuda de estudantes de toda a Alemanha para mapear o lixo que está nas margens de rios e lagos. A ideia é saber quanto lixo vai parar no mar.

Este Futurando está imperdível!

Notícias