Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

'Produção da vacina continuará muito limitada até março', diz OPAS

Vacina adquirida por meio da Covax Facility deve chegar ao Brasil em março - Reuters
Vacina adquirida por meio da Covax Facility deve chegar ao Brasil em março Imagem: Reuters
do UOL

Do UOL, em São Paulo

25/01/2021 22h17

O vice-diretor da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), Jarbas Barbosa, afirmou hoje que "a produção da vacina vai continuar muito limitada até março". Em seu comentário, Barbosa não se referia especificamente ao Brasil.

Ele também informou que a vacina adquirida por meio do Covax Facility será entregue na primeira semana de março. O Covax Facility é um instrumento global para acesso a vacinas formado por 190 países e do qual o Brasil participa.

O vice-diretor destacou que apenas Israel já vacinou uma quantidade grande de pessoas proporcionalmente à sua população. "O acesso às vacinas atualmente é muito limitado", reafirmou em entrevista ao canal de televisão CNN Brasil.

Jarbas Barbosa destacou que para ter uma cobertura vacinal capaz de interromper a transmissão do vírus é preciso ter ao menos 70% da população vacinada. "Por isso é importante lembrar as pessoas que as medidas de proteção precisam continuar sendo adotadas", relembrou, falando do uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização das mãos.

Perguntado sobre a estratégia de vacinação do Brasil, o vice-diretor da OPAS afirmou que a organização não avalia a atuação dos países antes do fim da emergência. "Os acordos bilaterais que cada país fez é uma decisão individual de cada país", falou.

Jarbas Barbosa disse ainda que acredita que o SUS (Sistema Único de Saúde) vai sair fortalecido da pandemia. Para ele, o SUS tem capacidade de responder ao desafio imposto pela pandemia porque já tem um sistema de vacinação consolidado, que vai ajudar as vacinas a chegarem rapidamente em todo o Brasil.

Notícias