PUBLICIDADE
Topo
Notícias

Notícias

Conteúdo publicado há
1 mês

Nove dos mineiros soterrados em mina na China morreram

22.jan.2021 - Explosão em mina de ouro em Qixia bloqueou 22 mineiros a várias centenas de metros de profundidade - Aly Song/Reuters
22.jan.2021 - Explosão em mina de ouro em Qixia bloqueou 22 mineiros a várias centenas de metros de profundidade Imagem: Aly Song/Reuters

Em Pequim

25/01/2021 06h58Atualizada em 25/01/2021 08h23

Nove dos 10 mineiros ainda presos a centenas de metros de profundidade em uma mina de ouro no leste da China foram encontrados mortos, anunciou hoje a imprensa estatal chinesa.

Uma explosão em 10 de janeiro em uma mina de ouro em Qixia, na província oriental de Shandong, bloqueou 22 mineiros a várias centenas de metros de profundidade.

Desde então, 10 morreram, 11 foram resgatados vivos no domingo e um ainda é procurado, informou a agência de notícias Xinhua.

Mas apesar dos "esforços incessantes" das equipes de resgate, "infelizmente nove mineiros foram encontrados mortos" e seus "corpos foram recuperados", disse Chen Fei, prefeito de Yantai — a cidade que administra Qixia.

Os esforços de resgate continuam para encontrar o último mineiro preso, de quem não há notícias no momento.

A deflagração obstruiu o duto de ventilação e danificou o teleférico que permitia que os mineiros subissem à superfície.

Os socorristas tentam há duas semanas resgatar os trabalhadores bloqueados a várias centenas de metros no subsolo e ameaçados pela elevação das águas. Um dos mineiros presos não resistiu aos ferimentos sofridos e morreu na semana passada.

Na manhã de domingo, os enormes obstáculos que obstruíam o duto de ventilação caíram para o fundo, o que facilitou o resgate dos mineiros.

Um contato foi estabelecido há uma semana com eles, presos a cerca de 580 metros de profundidade.

Graças a um cabo metálico introduzido por meio de um duto perfurado na rocha, os socorristas conseguiram enviar alimentos, remédios e telefones a esse grupo de mineiros encontrados.

As operações de perfuração foram complicadas pela estrutura geológica do solo, feito de rochas particularmente duras como o granito.

Notícias