Topo
Notícias

Chuva provoca alagamentos e CGE declara estado de atenção em SP

do UOL

Marcelo Oliveira, Arthur Stabile, Lucas Borges Teixeira e Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo e especial para o UOL, em São Paulo

25/01/2021 21h30Atualizada em 26/01/2021 01h33

Toda a cidade de São Paulo ficou em estado de alerta nesta segunda (25) após a forte chuva, com intensos raios, que atingiu todas as regiões da cidade a partir das 19h. Várias localidades alagaram ao longo da cidade.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) manteve o estado de alerta para alagamentos no centro de São Paulo nesta segunda-feira (25), aniversário da metrópole até 1h15, quando toda a cidade voltou ao estado de observação.

A CGE também informa que houve alagamentos intransitáveis no Anhangabaú e na rua Manuel Dutra (praça 14 Bis), na Bela Vista, no centro da cidade, nos bairros do Limão e Casa Verde, na zona norte, e na Barra Funda, zona oeste. No Anhangabaú, a enchente havia abaixado por volta de 21h40.

Imagens recentes de radar e satélite meteorológico registram que as chuvas mais significativas ocorreram nos bairros de Campo Limpo, M'Boi Mirrim e Parelheiros, localizados na Zona Sul.

A intensidade dos raios chamou a atenção. Na região da Consolação, nas imediações do Parque Augusta, a chuva começou por volta de 20h. Às 20h25, a chuva era intensa, e, em 30 segundos de filmagem, a reportagem registrou seis raios, que chegaram a interferir na captação do vídeo por duas vezes.

A reportagem do UOL se deparou com alagamentos em Santa Cecília, Higienópolis e na região da avenida Brigadeiro Luís Antônio, próximo ao Parque do Ibirapuera. No Largo da Santa Cecília, em frente à estação da Linha-3 Vermelha do Metrô, uma árvore caiu ao lado da paróquia local.

Apesar do temporal, nem todos os paulistanos se incomodaram. "Saí do trabalho faz meia hora. O ônibus demora um pouco, mas a chuva não atrapalhou, graças a Deus. Adoro chuva", afirma o frentista Sinval Pedro, de 73 anos, que aguardava na Rua Augusta o transporte em direção ao Terminal Pinheiros, na zona oeste.

Na zona sul, no bairro de Cerqueira César, houve breves interrupções de energia por três vezes. Há registro também de que faltou luz na Vila Mariana e na Saúde.

De acordo com o alerta divulgado pela CGE, houve transbordamento do córrego Saracura na Avenida 9 de julho às 21h12.

Como amenizar os efeitos dos alagamentos segundo a CGE:

  • Evite transitar em ruas alagadas
  • Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas
  • Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda
  • Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios
  • Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

Notícias