Topo

Pertinência da obra de Paulo Freire se estende à educação socioambiental, diz brasileiro radicado em Portugal

23/01/2021 10h57

O coletivo Paulo Freire de Portugal inicia neste fim de semana uma série de ações que vão culminar com a comemoração do centenário de nascimento do grande educador, pedagogo e filósofo brasileiro nascido em Recife, em 19 de setembro de 1921. O paraense Eddie Motta, radicado em Lisboa há 20 anos, é um dos coordenadores do coletivo e falou à RFI sobre seus trabalhos com arte e educação. 

Eddie Motta, arquiteto e urbanista, veio para Portugal em 2001 com um projeto de pesquisa em história da arte baseado na cartografia portuguesa antiga da Amazônia. "Acabei me instalando e dei continuidade a projetos ligados sobretudo à arte e educação", recorda. Admirador de Paulo Freire, ele acredita que a obra do pernambucano, criador de um método inovador de ensino da alfabetização para adultos, é da maior pertinência na atualidade. Ao lado da colega brasileira Mabel Cavalcanti e do professor Everaldo Santos, o grupo planeja a programação.

Relacionadas

"Temos um conjunto de ações voltadas a promover a educação de qualidade. Para o centenário, nos demos como missão a promoção de debates, a constituição de grupos de estudo sobre a metodologia de Paulo Freire, cursos de formação e a divulgação da obra dele, com a publicação de uma antologia", explica.

"A obra de Paulo Freire é extremamente pertinente na atualidade, se levarmos em consideração os próprios objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e, no contexto de nossa missão específica, que é de assegurar uma educação inclusiva, equitativa, de qualidade, com oportunidades de aprendizado a todos ao longo da vida", afirma.

O educador pernambucano defendia a necessidade de uma educação crítica do mundo. "Há um tema que perpassa toda a obra de Freire, que é a educação para a liberdade. Toda a metodologia, o processo técnico da pedagogia dele passa pelo descobrimento de um universo vocabular que diz respeito à realidade do universo daquele que aprende", destaca.

"Ele nos ajuda tecnicamente, socialmente e até numa fronteira para onde está sendo alargada, hoje, que é a educação socioambiental", acrescenta. "Pensar o homem na sua integralidade, também na integralidade do mundo em que ele vive é mais pertinente do que nunca", ressalta Motta.    

O coletivo tem uma página no Facebook para os interessados seguirem a programação e assistir as lives de especialistas. Neste sábado, os professores Everaldo Santos (Brasil) e Joaquim Meiro (Portugal) participarão de uma roda de conversa às 20h de Portugal (17h em Brasília), em comemoração ao Dia Internacional da Educação, celebrado em 24 de janeiro. O tema será "O cidadão do mundo e a educação de qualidade".

Arte e educação socioambiental

Motta trocou Belém por Lisboa há duas décadas, mas trouxe a Amazônia com ele e interage para preservar e valorizar a floresta, sobretudo por meio da arte. O brasileiro promove exposições e outras atividades culturais ligadas à questão ambiental, por intermédio de sua empresa de mediação M5.

"Eu faço a mediação de arte, o que significa criar meios de acesso à arte não só para sua apreciação enquanto objeto de cultura, mas também como um objeto que está dentro de um universo de relações sociais e econômicas precisas. Sempre tenho a preocupação de valorizar os artistas que têm menos projeção, ou seja, chamar para nosso campo de trabalho essa tarefa de promoção do novo pertinente, do novo que diz algo para a realidade em que a gente se encontra. (...) Como tenho um mestrado em estudos amazônicos pela Universidade Federal do Pará, faço convergir essa preocupação na promoção de artistas com trabalhos nessa área", conclui.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pertinência da obra de Paulo Freire se estende à educação socioambiental, diz brasileiro radicado em Portugal - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias