Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Nas profundezas da Amazônia, indígenas recebem vacina contra o coronavírus

Imagem ilustrativa de vacina - Pexels
Imagem ilustrativa de vacina Imagem: Pexels
do UOL

Adriano Machado e Leonardo Benassatto

Da Reuters, em Tabatinga (AM)

19/01/2021 21h26

O Exército brasileiro enviou profissionais de saúde com mil doses da vacina chinesa CoronaVac às profundezas da Amazônia, nesta terça-feira, para começar a imunizar indígenas contra o coronavírus.

Isabel Ticuna, de 68 anos, foi a primeira a receber a vacina em Umariaçu, uma vila com casas de madeira às margens do rio Amazonas. A vila é uma comunidade remota próxima à fronteira com Peru e Colômbia.

"A vacina é muito importante para toda nossa comunidade indígena. Era o que estávamos esperando", disse ela, após receber a injeção da CoronaVac, desenvolvida pela chinesa Sinovac.

Moradores da vila aplaudiram quando ela recebeu a injeção, uma demonstração coletiva de alívio para uma comunidade que perdeu 37 moradores para a covid-19 e teve cerca de dois mil infectados.

"Eu estava ansioso, mas o dia D finalmente chegou, depois de tantas mortes aqui e no mundo", disse Tarcis Marques Ticuna, agente de saúde do vilarejo. "É uma esperança para nós."

O coronavírus matou 926 pessoas dos mais de 800 mil integrantes de povos indígenas no Brasil e infectou mais de 46 mil, segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil.

Notícias