Topo
Notícias

Governo Trump declara "genocídio" sobre repressão da China contra os uigures

19/01/2021 16h10

Por Humeyra Pamuk

WASHINGTON (Reuters) - O governo Trump definiu que a China tem cometido "genocídio e crimes contra a humanidade" ao reprimir os muçulmanos uigures na região de Xinjiang, disse o secretário de Estado, Mike Pompeo, na terça-feira, impondo um revés a Pequim um dia antes da posse do democrata Joe Biden na Presidência dos EUA.

Pompeo afirmou que tomou a decisão --que certamente prejudicará ainda mais os laços já desgastados entre as principais economias do mundo-- "após uma análise cuidadosa dos fatos disponíveis", acusando o Partido Comunista Chinês de crimes contra a humanidade contra os uigures e outras minorias muçulmanas desde pelo menos março de 2017.

"Acredito que esse genocídio está em andamento e que estamos testemunhando a tentativa sistemática de destruir os uigures pelo partido-estado chinês", disse Pompeo em um comunicado.

A China tem sido amplamente condenada por seus complexos de Xinjiang, que descreve como "centros de treinamento vocacional" para erradicar o extremismo e dar às pessoas novas habilidades, e que outros chamam de campos de concentração. A China nega acusações de abuso.

A rara resolução dos EUA ocorre após intenso debate interno depois que o Congresso aprovou legislação em 27 de dezembro exigindo que o governo dos EUA definisse em 90 dias se o trabalho forçado ou outros supostos crimes contra os uigures e outras minorias muçulmanas são crimes contra a humanidade ou um genocídio.

A embaixada da China em Washington não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Notícias