Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Chuva forte deixa cidade de SP em estado de atenção para alagamentos

Pessoas se abrigam sob ponto de ônibus em meio a alagamento na Av. Interlagos, na zona sul de São Paulo - Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo
Pessoas se abrigam sob ponto de ônibus em meio a alagamento na Av. Interlagos, na zona sul de São Paulo Imagem: Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo
do UOL

Do UOL, em São Paulo

19/01/2021 16h30Atualizada em 19/01/2021 16h44

A forte chuva que atinge São Paulo na tarde de hoje deixou toda a capital paulista em estado de atenção para alagamentos, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da prefeitura. Todas as zonas da cidade, além das marginais Tietê e Pinheiros, estão sob alerta.

A tempestade foi causada por áreas de instabilidade vindas de Guarulhos e, de acordo com os dados do radar meteorológico da prefeitura, afeta mais intensamente as zonas norte e leste da capital. Nas próximas horas, há potencial para chuvas fortes e moderadas em outras regiões.

Ao longo do dia, o Corpo de Bombeiros já recebeu 21 chamados para quedas de árvore (ou iminência), além de três para enchentes, segundo dados atualizados às 16h03. Não foram registrados desmoronamentos ou desabamentos.

Nestas circunstâncias, o CGE aconselha:

  • Evite transitar em ruas alagadas;
  • Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
  • Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
  • Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
  • Planeje suas viagens para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas.

Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) disponibiliza a central de atendimento no número 156. Também é possível consultar o trânsito nas principais vias no site do órgão.

Ainda não há registros de problemas no Metrô e na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), e todas as linhas seguem operando normalmente.

Próximos dias

A frente fria estacionada sobre o estado deve continuar causando instabilidade nos próximos dias, especialmente sobre o Vale do Ribeira e Litoral Sul, onde estão previstos os maiores volumes de chuva.

Amanhã, a previsão para a capital paulista é de tempo abafado com sol entre nuvens e pancadas de chuva, que seguem concentradas no período da tarde. Os termômetros variam entre 21ºC e 29ºC.

Na quinta-feira (21), a situação não deve mudar muito. A cidade de São Paulo deve registrar mínima de 20ºC e máxima que pode superar os 30ºC. As pancadas de chuva retornam com força no final da tarde.

Notícias