PUBLICIDADE
Topo
Notícias

Notícias

Ibovespa avança liderado por companhias aéreas após Brasil começar vacinação contra Covid-19

18/01/2021 11h38

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa avançava cerca de 1% nesta segunda-feira, tendo o setor de viagens entre as maiores altas na esteira do começo da vacinação contra o coronavírus no Brasil, enquanto Carrefour Brasil era destaque negativo após revés envolvendo aquisição do controlador na França.

O começo da semana também era marcado pelo vencimento dos contratos de opções sobre ações na bolsa paulista e feriado nos Estados Unidos em razão do Dia de Martin Luther King Jr.

Às 11:34, o Ibovespa subia 1,17%, a 121.753,47 pontos. A alta vem após o Ibovespa acumular queda de 3,78% na última semana. O volume financeiro nesta segunda-feira somava 9,5 bilhões de reais.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade o uso emergencial das vacinas da AstraZeneca e da Sinovac contra o coronavírus, em reunião no domingo, abrindo caminho para o início da imunização no Brasil contra uma doença que já deixou quase 210 mil mortos.

O Estado de São Paulo começou a vacinar ainda no domingo, enquanto a vacinação nacional contra a Covid-19 começará às 17h desta segunda-feira em todos os Estados após a distribuição de doses da CoronaVac.

"A notícia abre espaço para um maior otimismo dos investidores, embora o fôlego nos mercados locais possa ser limitado pelo feriado nos EUA", observou a equipe da Ágora Investimentos em relatório a clientes, citando que o feriado pode afetar a liquidez.

Investidores também analisavam dados econômicos locais, como o IBC-Br apontando crescimento de 0,59% da atividade em novembro e a queda nas vendas no varejo brasileiro apurada pelo ICVA em dezembro.

Além da expectativa em torno do início da vacinação no Brasil, em sessão sem a referência dos mercados de Nova York, a SulAmérica Investimentos avalia que a bolsa paulista também pode se beneficiar dos dados positivos da China, um dos poucos países a apresentar crescimento em 2020.

O Produto Interno Bruto cresceu 2,3% em 2020, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira, com a economia expandindo 6,5% no quarto trimestre na comparação com o mesmo período do ano anterior, acima de expectativa em pesquisa da Reuters de 6,1%.

DESTAQUES

- AZUL PN e GOL PN avançavam 4,41% e 4,34%, respectivamente, enquanto CVC BRASIL ON valorizava-se 2,92%, na esteira do otimismo relacionado ao começo da vacinação no país, após a pandemia de Covid-19 dizimar a demanda por voos e viagens.

- CARREFOUR BRASIL ON perdia 2,37%, seguindo o viés da ação do seu controlador, tendo no radar que a Couche-Tard desistiu de oferta de 16,2 bilhões de euros pelo grupo Carrefour após o governo francês se opor ao negócio, citando preocupações com a segurança alimentar.

- HAPVIDA ON ganhava 2,14%, tendo de pano de fundo recomendações de compra de Rede D'Or São Luiz citando entre os fatores perspectivas de consolidação no setor. NOTRE-DAME INTERMÉDICA ON subia 1,31%. Mais cedo no mês, Hapvida fez oferta para comprar a Intermédica.

- BTG PACTUAL UNIT valorizava-se 4,16%, capitaneando as altas dos bancos do Ibovespa, tendo no horizonte precificação de oferta primária na quinta-feira.[nL1N2JP0YW] ITAÚ UNIBANCO PN subia 0,86% e BRADESCO PN avançava 0,97%.

- PETROBRAS PN tinha elevação de 1,17%, apesar da fraqueza do petróleo no exterior. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou aditivo a contrato assinado entre empresa e o órgão antitruste prevendo readequação de prazos para venda de oito refinarias da companhia.

- VALE ON mostrava acréscimo de 1,13%, após o futuros do minério de ferro na China e em Cingapura tocarem máximas de quatro semanas nesta segunda-feira, em meio aos dados da China, que ajudaram a voltar foco dos investidores a perspectivas de demanda.

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Notícias