Topo
Notícias

Variante da Covid-19 no Brasil faz Reino Unido banir viajantes da América Latina e Portugal

14/01/2021 13h44

O governo britânico proibiu, nesta quinta-feira (14), as chegadas de todos os países da América do Sul e do Panamá, além de Portugal, em resposta à nova variante da Covid-19, descoberta no Brasil. A decisão foi anunciada nas redes sociais pelo ministro britânico dos Transportes, Grant Shapps.

As chegadas desses países serão proibidas a partir de sexta-feira "às 4h00 (1h00 de Brasília) em decorrência da evidência de uma nova variante no Brasil", anunciou o ministro no Twitter.

Segundo ele, a decisão "urgente" foi tomada devido aos "laços estreitos" dos países com o Brasil e à nova cepa do coronavírus encontrada na Amazônia. A lista divulgada na primeira postagem do ministro também inclui Cabo Verde.

"Esta medida não se aplica a cidadãos britânicos e irlandeses e nacionais de países terceiros com direito de residência - mas os passageiros que retornam desses destinos devem isolar-se por dez dias junto com sua família", detalhou o ministro.

No caso de Portugal, único país europeu da lista, o ministro explicou em outra postagem que "existe uma isenção para os transportadores que viajam a partir de Portugal (apenas), para permitir o transporte de mercadorias essenciais".

País europeu com maior número de mortos vítimas da Covid-19, o Reino Unido já registrou quase 85 mil óbitos provocados pelo vírus.

 

Notícias