Topo
Notícias

Ibovespa sobe com investidor de olho em pacote trilionário de estímulo nos EUA

14/01/2021 12h33

Por Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista subia nesta quinta-feira, dando sequência ao movimento pendular desta semana, com a ponta compradora de ações voltando a predominar, refletindo o otimismo com possível anúncio de novas medidas de estímulo econômico nos Estados Unidos.

Às 12h24, o Ibovespa anotava valorização de 1%, aos 123.151,77 pontos. O giro financeiro da sessão era de 9,5 bilhões de reais.

Em relatórios a clientes, bancos e gestoras de recursos apontaram tendência majoritária positiva para a sessão, diante da expectativa de que o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, anuncie um novo pacote fiscal na ordem de 2 trilhões de dólares para dar suporte à economia afetada pela Covid-19.

Nas bolsas de Nova York, o índice Dow Jones atingiu nova máxima histórica intradia.

"A expectativa por estímulos nos EUA traz alívio aos mercados globais nesta quinta-feira", resumiu a equipe de pesquisa econômica do Bradesco.

No entanto, os mesmos relatórios alertam que novas restrições para tentar conter o avanço da pandemia pelo mundo e ruídos na política dos EUA, com a sequência do processo de impeachment do presidente Donald Trump, e no Brasil, com a possível demissão do presidente do BB, turvam o cenário.

DESTAQUES

- BANCO DO BRASIL subia 1,3%. O presidente Jair Bolsonaro silenciou nesta quinta-feira sobre a possível demissão do presidente-executivo do banco, André Brandão. O BB declarou pela manhã não ter recebido qualquer comunicação oficial do acionista controlador sobre suposta demissão. Na véspera, a ação já tinha caído 4,94% em meio a notícias sobre o assunto.

- PETROBRAS subia 0,8%, apesar da queda nos preços internacionais do petróleo.

- VALE tinha valorização de 1,15%, voltando à rota positiva, após ter sido atingida por realização de lucros nas últimas sessões. O movimento era seguido por siderúrgicas, com USIMINAS crescendo 1,55% e CSN com incremento de 2,4%.

- CYRELA crescia 3,9%, com o setor imobiliário sendo destaque positivo na sessão, à medida que empresas do setor começavam a divulgar seus dados operacionais do quarto trimestre. MRV era apreciada em 3,1%.

- EMBRAER subia 8,6%, liderando ganhos do setor de aviação e turismo. GOL avançava 4,45%, AZUL tinha alta de 6,9% e CVC era valorizada em 6%.

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Notícias