Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

França quer fazer testes em massa nas escolas para detectar nova cepa

Crianças a partir dos seis anos de idade e professores serão testados na França - iStock
Crianças a partir dos seis anos de idade e professores serão testados na França Imagem: iStock

14/01/2021 10h43

O ministro da Saúde francês, Olivier Véran, anunciou hoje a adoção de um protocolo que visa testar até um milhão de crianças e professores por mês para a Covid-19. O objetivo é evitar a propagação da cepa britânica na França, que contamina mais crianças e jovens, de acordo com as primeiras informações.

A ideia é realizar os testes em crianças a partir de seis anos. O anúncio foi feito durante uma visita do ministro a Metz, no leste do país, nesta quinta-feira. "Pelo que sabemos até agora, o vírus é mais contagioso entre as crianças. É o que foi observado na Inglaterra. Mas sem aumentar, proporcionalmente, os casos graves", disse o ministro francês.

Ele explicou que o governo acompanha de perto as informações sobre a nova cepa e declarou que, se a situação evoluir, o fechamento dos estabelecimentos não está descartado."Mas, por enquanto, a Sociedade Francesa de Pediatria tem um ponto de vista claro. As escolas devem ficar abertas", continuou Véran.

Associações de pais e sindicatos de professores criticam o protocolo sanitário do governo, que expõe alunos e profissionais à contaminação. As salas de aula só fecham se três casos positivos forem detectados no grupo. Uma das maiores preocupações é o refeitório, onde centenas de crianças dividem a refeição sem máscara.

O professor Jean-François Delfraissy, presidente do Conselho Científico, defendeu nesta quarta-feira (13) em entrevista à rádio France Info que os testes são indispensáveis para identificar a porcentagem da cepa britânica entre os contaminados.

"Em nossa opinião, os dados ingleses sobre a penetração da nova cepa nas escolas não são suficientemente claros para justificar o fechamento dos estabelecimentos", declarou. Ele reiterou, como Véran, que a variante "não provoca casos mais graves entre as crianças."

Restrições

O presidente do Conselho Científico também defendeu que as escolas fiquem abertas, mas a vigilância e o rastreamento de casos deverá ser reforçado, "para poder depistar rapidamente se se trata da cepa inglesa e tomar a decisão de fechar a sala de aula ou o estabelecimento se for necessário", declarou.

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, disse na semana passada que a situação deve ser "gravíssima" para fechar as escolas, já que"as consequências são gravíssimas." O governo francês apresentará nesta quinta-feira novas medidas para restringir a circulação do vírus. A pista mais provável é decretar o toque de recolher às 18h, hoje restrito a 25 regiões, em todo o território.

Notícias