Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Autoridade de saúde da Alemanha vê pandemia controlada até final do ano

Arquivo - Alemanha registrou até agora 16 casos de pessoas com a variante britânica do vírus e quatro com a variante sul-africana, disse Lother Wieler, presidente do instituto de saúde Robert Koch - Markus Schreiber / POOL / AFP
Arquivo - Alemanha registrou até agora 16 casos de pessoas com a variante britânica do vírus e quatro com a variante sul-africana, disse Lother Wieler, presidente do instituto de saúde Robert Koch Imagem: Markus Schreiber / POOL / AFP

Kirsti Knolle e Thomas Escritt

Em Berlim

14/01/2021 07h50

A Alemanha terá a pandemia de coronavírus sob controle até o final do ano, mas uma nova e mais virulenta variante do vírus pode agravar a situação, disse o chefe de saúde pública do país hoje.

A Alemanha registrou até agora 16 casos de pessoas com a variante britânica do vírus e quatro com a variante sul-africana, disse Lother Wieler, presidente do instituto de saúde Robert Koch (RKI), em entrevista coletiva.

Todos os casos detectados até agora são de pessoas que viajaram para o exterior.

Essas não serão as últimas variantes que serão vistas, disse ele, também se referindo a uma variante do coronavírus encontrada no Brasil.

"Teremos mais variações... Portanto, não viajem", afirmou.

Hospitais em 10 dos 16 estados alemães enfrentam gargalos, pois 85% de seus leitos de terapia intensiva são usados por pacientes com coronavírus, disse Wieler.

Ele fez um apelo para que as pessoas que tiverem a oportunidade de se vacinarem contra a covid-19 o façam para aliviar o fardo sobre os hospitais e afirmou que as pessoas também devem manter o distanciamento social e as regras de higiene.

"No final do ano teremos essa pandemia sob controle", disse Wieler, acrescentando que até lá deve haver disponibilidade de vacinas suficientes para inocular toda a população.

Hoje, o RKI reportou 25.164 novos casos de coronavírus na Alemanha e 1.244 mortes, um recorde, o que leva o total de mortos por Covid-19 no país desde o início da pandemia para 43.881.

Notícias