Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Marca anuncia recall de ração após 70 cachorros morrerem nos EUA

A marca anunciou o recall de cinco produtos para cães e gatos - Rerodução
A marca anunciou o recall de cinco produtos para cães e gatos Imagem: Rerodução
do UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/01/2021 22h05

Uma marca de rações está fazendo recall de alguns de seus produtos após mais de 70 cachorros morrerem e outros 80 ficarem doentes nos EUA.

Segundo a Food and Drug Admnistration (FDA), a agência de vigilância sanitária do país, a provável causa da intoxicação é um fungo presente no alimento.

A marca Midwestern Pet Foods, de Indiana, iniciou o recall em dezembro de 2020, após testes em produtos acusarem a presença de altos níveis de aflatoxina.

Até aquele momento, haviam sido reportadas as mortes de 28 cães. Os sintomas observados nos cães foram diarreia, vômitos e icterícia.

A marca anunciou o recall estendido nesta segunda-feira (11), incluindo novos produtos, sendo um para gatos. O prazo de validade indicado nos produtos é de julho de 2022.

A FDA afirmou em um comunicado que está "notificando o público sobre níveis potencialmente fatais de aflatoxina nos produtos da Midwestern Pet Food que ainda podem estar à venda em prateleiras de mercados ou presentes nas casas de donos de animais".

Ao todo, cinco produtos estão inclusos no recall. Revendedores foram instruídos a não vender nem doar os produtos listados e, se possível, contatar consumidores que possam ter comprado os produtos.

A companhia publicou um comunicado em que se defende. "Somos uma companhia de quatro gerações e nosso comprometimento há quase 100 anos é garantir que nossos produtos sejam seguros e nutritivos. Até recentemente, durante nossa longa história, nunca tivemos um recall".

O FDA afirma que a investigação ainda está em andamento.

A aflatoxina é produzida pelo fungo Aspergillus flavus, que cresce no milho e outros grãos. Em altos níveis, pode causar morte e danos ao fígado. A toxina pode estar presente mesmo onde não há manifestação visível do fungo.

Animais com intoxicação por aflatoxina podem apresentar lentidão, falta de apetite, vômitos, diarreia e icterícia.

Embora nenhuma doença tenha sido reportada em humanos ou gatos, o FDA sugeriu que as pessoas lavem as mãos após colocarem ração para seus animais.

Notícias