Topo
Notícias

Homem com moletom de Auschwitz e nadador olímpico são denunciados por invasão do Capitólio

13/01/2021 20h54

Por Sarah N. Lynch e Jonathan Stempel

WASHINGTON/NOVA YORK (Reuters) - Um homem vestindo um moletom com a frase “Camp Auschwitz” e um nadador campeão olímpico estão entre os suspeitos que foram detidos pelo FBI por participação na invasão do Capitólio na semana passada, informou o Departamento de Justiça nesta quarta-feira.

Robert Keith Packer, natural da Virgínia identificado como tendo usado o moletom ligado ao nazismo, foi denunciado por invasão de propriedade e conduta desordeira ante de ser solto, após uma audiência virtual na Corte Distrital de Norfolk.

Segundo a queixa criminal, Packer foi fotografado usando o moletom com as palavras “Campo Auschwitz” durante a invasão ao Congresso. Auschwitz era o campo de concentração nazista onde foram mortas aproximadamente 1,1 milhão de pessoas, na maioria judeus, em câmaras de gás e por outros meios durante a Segunda Guerra Mundial.

O moletom também trazia uma caveira e ossos cruzados, com as palavras “Trabalho Traz Liberdade” -- lembrando a frase em alemão que ficava no alto do principal portão de Auschwitz.

Uma queixa criminal acusando o campeão olímpico de natação Klete Keller de desordem civil, invasão de propriedade e conduta desordeira também foi revelada nesta quarta-feira.

O Departamento de Justiça informou que apresentou ao menos 70 casos relacionados ao ataque ao Capitólio, no qual cinco pessoas morreram, incluindo um policial, depois que apoiadores do presidente Donald Trump invadiram o prédio e interromperam a certificação da vitória do presidente eleito Joe Biden sobre Trump nas eleições de novembro.

Muitos dos detidos foram identificados em vídeos e em fotos disponíveus nas redes sociais, alguns se gabando das suas ações. O FBI está avaliando mais de 100.000 imagens e vídeos para tentar rastrear os suspeitos.

Notícias