Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Câmara dos Representantes inicia sessão na qual votará impeachment de Trump

13/01/2021 15h09

Washington, 13 jan (EFE).- A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos iniciou nesta quarta-feira a sessão na qual prevê votar a abertura do novo processo de impeachment contra o presidente Donald Trump, após a invasão ao Capitólio por parte de seguidores do mandatário, incidente que resultou em cinco mortes.

Os democratas, que são maioria na câmara, tentarão acusar formalmente o presidente por "incitar à insurreição".

A previsão é que a votação passe com o apoio da bancada democrata, e ao menos quatro congressitas republicanos já anunciaram que se juntarão à iniciativa: Adam Kizinger, por Illinois; Liz Cheney, por Wyoming; John Katko, por Nova York; e Fred Upton, por Michigan.

O processo iniciado na Câmara dos Representantes obrigaria o Senado a submeter Trump a um julgamento político que ocorreria quando o presidente eleito, o democrata Joe Biden, já tiver tomado posse. Sendo assim, o principal objetivo não seria a destituição do republicano, mas a possível inabilitação para exercer cargos políticos no futuro.

Na terça-feira, Trump disse considerar "absolutamente ridícula" a abertura de um segundo processo de impeachment, o que vê como "uma continuação da maior caça às bruxas da história da política".

Notícias