Topo
Notícias

Príncipe saudita promete cidade com 1 milhão de pessoas sem ruas ou carros

Projeto da cidade saudita de Neom - Divulgação
Projeto da cidade saudita de Neom Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

12/01/2021 10h12

Príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman divulgou por meio de um pronunciamento em rede nacional suas intenções de construir uma cidade sem a presença de carros e ruas.

O nome da cidade é Neom. Ela contará com um empreendimento chamado de "A Linha" (The Line em inglês), definido como um "cinturão de futuras comunidades hiperconectadas, sem carros e estradas e construídas em torno da natureza".

O objetivo do projeto é fazer a cidade ser livre de emissões de carbono. A iniciativa é parte do plano do príncipe herdeiro de diversificar a economia do país e sua dependência do petróleo.

"A espinha dorsal do investimento na 'Linha' virá do apoio de US$ 500 bilhões à Neom pelo governo saudita, pelo Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita e investidores locais e globais ao longo de 10 anos", afirmou.

A cidade terá 1 milhão de habitantes e criará 380 mil empregos até 2030, de acordo com a Bloomberg.

Detalhes do projeto não foram revelados, mas o príncipe disse que nenhuma viagem durará mais de 20 minutos. O local também terá um dos maiores aeroportos do mundo.

A Arábia Saudita anunciou a intenção de construir a cidade de Neom em 2027. Ela se estenderá por mais de 16 mil km quadrados no noroeste do país e foi pensada para ser um polo de tecnologia e negócios.

Notícias