Topo
Notícias

Portugal libera viagens no Natal, mas restrições voltam para ano novo

05/12/2020 14h09

LISBOA (Reuters) - Portugal vai flexibilizar as regras do coronavírus durante o período de Natal para permitir que pessoas visitem seus entes queridos, mas medidas serão reimpostas alguns dias depois para impedir as festas de Réveillon, disse o governo no sábado.

Embora a proibição de viagens domésticas não seja imposta entre 23 e 26 de dezembro, o primeiro-ministro Antonio Costa pediu às pessoas que evitem passar muito tempo em grandes reuniões festivas sem usar máscara facial.

"É essencial que este Natal seja um momento de compartilhamento, mas que neste compartilhamento não haja transmissão involuntária do vírus", disse Costa a repórteres ao anunciar as medidas.

Não há limite de quantas pessoas podem se reunir por família para o Natal e o toque de recolher noturno será adiado das 23h às 2h nos dias 24 e 25 de dezembro.

"Hoje as famílias têm informações suficientes para saber que as reuniões familiares são momentos de risco", disse Costa. "Temos de confiar no povo português".

Para a véspera de Ano Novo, as festas de rua serão proibidas e as reuniões ao ar livre serão limitadas a um máximo de seis pessoas.

As pessoas ainda poderão se encontrar nas casas umas das outras, desde que permaneçam em seus próprios municípios e voltem para casa antes do toque de recolher, às 2 da manhã.

Após uma primeira onda relativamente moderada da doença em comparação com países como Espanha ou Itália, Portugal registrou um número recorde de infecções e mortes durante a segunda onda, embora a contagem diária tenha caído ligeiramente nos últimos dias.

Com uma população de pouco mais de 10 milhões de habitantes, o país registra 318.640 casos confirmados de COVID-19 e 4.876 óbitos.

Notícias