Topo
Notícias

Trump se recusa a dizer se tem confiança no procurador-geral

donald trump - Gage Skidmore/Flickr
donald trump Imagem: Gage Skidmore/Flickr

03/12/2020 15h45

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se recusou a dizer hoje se tem confiança no procurador-geral Bill Barr, que contradisse publicamente suas afirmações de que a eleição de 3 de novembro foi marcada por fraude.

"Pergunte-me isso em algumas semanas a partir de agora", disse Trump a repórteres na Casa Branca quando questionado se ele mantém a confiança em Barr.

Em entrevista esta semana à agência de notícias Associated Press, Barr disse que o Departamento de Justiça não encontrou evidências de fraude eleitoral significativa na eleição presidencial vencida pelo democrata Joe Biden.

"Até o momento, não vimos fraude em uma escala que pudesse ter efetuado um resultado diferente na eleição", disse Barr.

Os comentários de Barr confirmaram as conclusões do Departamento de Segurança Interna, da inteligência dos EUA e de observadores independentes de que a eleição de 2020 foi, na linguagem dos funcionários do governo, "a mais segura da história americana".

Questionado sobre as declarações de Barr, Trump disse que ele "não fez nada".

"Ele não olhou", disse Trump. "Eles não procuraram muito, o que é uma decepção, para ser honesto com você, porque é uma fraude maciça".

Embora Trump tenha alegado repetidamente que a eleição foi marcada por fraude, ele não apresentou nenhuma evidência confiável e vários processos judiciais movidos por sua campanha foram rejeitados.

Notícias