PUBLICIDADE
Topo

Notícias

Trem maia e a controversa rota através da história das Américas

01/12/2020 05h48

Trem maia e a controversa rota através da história das Américas - A obra do trem projetado para passar por monumentos deixados pelos maias carrega um controverso debate socioambiental.A civilização maia foi uma das mais conhecidas, revolucionárias e antigas das Américas. Mas isso não significa que, paralelamente ao domínio cultural desses povos, não existiram outras comunidades igualmente importantes e desenvolvidas. Neste Futurando, vamos levar você para uma visita a um sítio arqueológico em Honduras, onde foram encontrados rastros de outros grupos independentes milenares. Com a ajuda de moradores locais, arqueólogos da Alemanha e da Suíça estão estudando vestígios deixados por eles.

No programa, também trazemos uma reportagem sobre a chamada rota maia, que deve percorrer os principais monumentos e sítios arquológicos dos maias. É uma promessa tentadora. Pretende oferecer aos turistas um passeio pela cultura e história dessa civilização fascinante. Porém, pode gerar muitos problemas socioambientais talvez não tão bem calculados.

O Futurando explica ainda que tipo de influência a música exerce sobre o nosso comportamento em diferentes situações cotidianas. Uma loja, por exemplo, onde toca uma determinada canção pode estimular o consumo. O mesmo ocorre em restaurantes. Se a trilha sonora for caprichada, o cliente tem uma outra experiência.

A música não só influencia a forma como vamos reagir a algumas circunstâncias, mas ela também pode nos tornar mais inteligentes. Será mesmo? Serve todo tipo de música, ou só a clássica? A clássica seria o ideal. É o que prevê a descrição do chamado "efeito Mozart”. Ou seja, ouço Mozart e consequentemente fico mais inteligente. A verdade é que essa não é uma conclusão tão óbvia assim, como vamos mostrar no Futurando.

Notícias