Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Mais mistério! Fotógrafo afirma ter visto homens retirando monólito de Utah

O fotógrafo e amigos afirmam que estavam no deserto de Utah quando viram homens retirando o monólito do local (à dir.) - Reprodução/Instagram/@rossbernards
O fotógrafo e amigos afirmam que estavam no deserto de Utah quando viram homens retirando o monólito do local (à dir.) Imagem: Reprodução/Instagram/@rossbernards
do UOL

Do UOL, em São Paulo

01/12/2020 08h46

O mistério do monólito de metal que apareceu no estado norte-americano de Utah continua. O objeto de origem desconhecida foi encontrado no dia 18 de novembro. Mas, segundo autoridades locais, ele desapareceu na sexta-feira (27). Agora o fotógrafo Ross Bernards afirma que viu quatros homens desmontando a estrutura do local. O amigo dele que o acompanhava no local, Michael James Newlands, tirou fotos do momento. Teria o mistério acabado?

Ross explicou que na última sexta-feira, por volta das 20h40 (horário local), ele estava no local junto com outros três amigos quando ouviu vozes em meio ao deserto. Então, quatro homens apareceram e começaram a dar fortes empurrões no monólito, que começou a se inclinar em direção no solo. Os homens misteriosos também empurraram o objeto no sentido oposto na tentativa de arrancá-lo.

"É por isso que você não deixa lixo no deserto", teria dito um dos homens que parecia entender o objeto como um poluente para a paisagem natural, segundo Ross.

Após os esforços, o monólito caiu no chão com um forte barulho. Depois, os homens colocaram e transportaram o objeto em um carrinho de mão, e foram embora do local.

"Enquanto eles se afastavam com as peças, um deles disse: 'Não deixe rastros'", disse Ross em entrevista por telefone ao jornal The New York Times. O fotógrafo ainda pontuou que não fotografou os homens por medo deles estarem armados, mas o amigo dele que o acompanhou na viagem, Michael James Newlands, de 38 anos, tirou algumas rápidas fotos do momento com o celular.

"Deve ter levado no máximo 10 ou 15 minutos para eles derrubarem o monólito e retirá-lo. Não sabíamos [Michael e Bernard] quem eles eram e não íamos fazer nada para impedi-los". Ele acrescentou: "Eles [os homens] simplesmente vieram para executar [o trabalho] e disseram, 'Esta é a nossa missão.'", explicou Newlands ao jornal.

O mistério é tamanho que a empresa Ripley está fornecendo US$ 10 mil (cerca de R$ 53 mil) para quem se apresentar como o proprietário legal do monólito ou fornecer informações precisas exclusivamente para eles sobre onde encontrar o objeto que estava em Utah. As dicas podem ser enviadas anonimamente até o dia 31 de dezembro, às 23h59 (horário local).

Investigação

O jornal ainda disse que na noite de ontem o gabinete do xerife do condado de San Juan anunciou que planejava abrir uma investigação conjunta com a agência federal do Escritório de Gestão de Terras para entender quem estaria envolvido com a aparição e o desaparecimento do misterioso objeto.

Anteriormente, o escritório do xerife local se recusou a investigar o caso porque não havia a reclamação sobre o bem perdido. A página oficial do Facebook do xerife local chegou a publicar um pôster, no último domingo, com a foto de nove alienígenas, "brincando" como se eles fossem os responsáveis pelo desaparecimento.

"Embora levemos todas as denúncias de crime a sério, não temos os recursos adequados para dedicar muito tempo ao aparecimento e posterior desaparecimento/roubo da estrutura que foi descoberta em uma área remota de terras públicas em nosso município. No entanto, com centenas de pessoas visitando a área nos últimos dias, talvez alguém tenha visto algo suspeito. Se você reconhecer alguém da programação fornecida como estando na área da estrutura estranha na noite de 27 de novembro, por favor, nos avise!", escreveu.


Mais monólitos?

Um misterioso monólito de metal apareceu na Romênia na última semana, depois que a estrutura semelhante encontrada no remoto deserto de Utah, nos Estados Unidos, desapareceu.

O pilar triangular brilhante foi encontrado na colina Batca Doamnei, na cidade de Piatra Neamt, norte da Romênia, na última quinta-feira (26). Ele foi localizado a poucos metros de distância do conhecido marco arqueológico da Fortaleza de Petrodava, um forte construído pelo antigo povo Dácio entre 82 a.C e 106 d.C.

Na Romênia, a estrutura triangular tem uma altura de cerca de 4 metros e um lado está voltado para o Monte Ceahlau, conhecido localmente como a Montanha Sagrada.

A descoberta peculiar vem depois que um monólito semelhante foi encontrado no Utah sem nenhuma explicação, gerando especulações irônicas de que poderia ter sido obra de alienígenas — porém, o mais provável é que seja obra de um brincalhão inspirado no romance de ficção científica de "2001: Uma Odisséia no Espaço".

Notícias