Topo
Notícias

Aneel debaterá nesta segunda reativação do sistema de bandeiras tarifárias

30/11/2020 17h12

SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizará na noite desta segunda-feira uma reunião para debater uma proposta de reativação do sistema de bandeiras tarifárias nas contas de luz, indicou pauta publicada no site da reguladora.

A agência havia decidido em maio deste ano manter as contas de luz na chamada bandeira verde, sem custos adicionais para o consumidor, até o final de dezembro, citando "o cenário de redução de carga e as perspectivas de geração de energia" em meio à pandemia de Covid-19.

A reunião ocorrerá às 18h (horário de Brasília) desta segunda. O relator da proposta, de acordo com o site da Aneel, é o diretor Efrain Pereira da Cruz.

A inclusão da proposta na pauta ocorre em momento em que a carga de energia no Brasil retoma força, diante da flexibilização de medidas restritivas, e algumas regiões lidam com chuvas mais escassas.

Conforme projeção divulgada na sexta-feira pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), em dezembro a carga de energia do Brasil deverá aumentar 4,4% em comparação anual, enquanto as chuvas em regiões de reservatórios de usinas hidrelétricas ficarão abaixo da média para o período em todas as regiões do país.

O mecanismo de bandeira tarifária, definido de acordo com a oferta de energia no sistema, gera custos extras para o consumidor quando sai do patamar verde para amarelo ou vermelho.

(Por Gabriel Araujo)

Notícias