Topo
Notícias

Carro se choca contra portão do gabinete de Merkel

25/11/2020 10h39

Por Fabrizio Bensch

BERLIM (Reuters) - Um carro com slogans rabiscados nas laterais bateu no portão do prédio onde está o gabinete da chanceler alemã, Angela Merkel, em Berlim nesta quarta-feira, e a polícia prendeu o motorista, disse uma testemunha da Reuters.

As fotos da Reuters na cena do crime mostram a polícia inspecionando o carro, com as palavras "Pare a política de globalização" escritas em branco no lado direito e "Seus malditos assassinos de crianças e idosos" do outro.

"A chanceler, outros membros do governo e pessoas que trabalham na chancelaria não correram perigo em nenhum momento", afirmou o porta-voz do governo Steffen Seibert, acrescentando que o incidente causou apenas danos menores.

Não ficou claro se Merkel estava dentro do prédio, uma estrutura pós-modernista branca situada em uma praça do prédio do Reichstag que abriga o Parlamento alemão e bem afastada de qualquer via principal. Dezenas de policiais e um carro de bombeiros foram acionados após o incidente.

O motorista, que parecia estar na meia-idade, foi levado em uma cadeira de rodas pela polícia.

"Estamos determinando se o motorista dirigiu deliberadamente contra (o portão)", informou a polícia de Berlim no Twitter. "Ele foi levado sob custódia."

Há em Berlim grupos de esquerda antiglobalização, cujos membros buscaram impedir projetos de desenvolvimento de grandes empresas globais e ocuparam casas vazias.

(Reportagem adicional de Sabine Siebold e Andreas Rinke)

Notícias