Topo

Saveiro GTI: como picape que VW nunca lançou ganhou 3 unidades no Brasil

Uma das três Saveiros GTI já fabricadas pela oficina By Deni Studio, usando peças doadas por um Gol GTI detonado e enferrujado; empresário não revela custo do serviço Imagem: Arquivo pessoal

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/11/2020 04h00

No passado, a Volkswagen Saveiro já teve versões com visual esportivo, como Summer e Sunset, mas nunca recebeu a honra de ostentar o logotipo GTI.

No Brasil, o modelo mais icônico da marca alemã com essa denominação é o Gol GTI, que virou febre entre colecionadores e hoje existem exemplares vendidos por preços acima de R$ 200 mil.

No embalo do sucesso do hatch, há cerca de três anos surgiu a ideia de fazer o que a VW nunca fez: construir uma Saveiro GTI com as mesmas caraterísticas mecânicas e visuais do Gol famoso.

Essa é uma das três únicas Saveiros GTI do Brasil, transformada na oficina By Deni Studio Imagem: Arquivo pessoal

Hoje existem no País três exemplares com essa configuração, todos fabricados na oficina By Deni Studio, em Indaiatuba, no interior paulista.

O estabelecimento, referência na restauração do Gol GTI e um dos principais responsáveis por sua recente alta valorização, converte a Saveiro com base em um exemplar "comum" e peças de um GTI doador.

"Um cliente de Aldeia da Serra teve a ideia e nós abraçamos o desafio em 2017. Da coluna central para a frente, o carro ficou idêntico ao Gol GTI. Dali para trás, tudo é uma criação da By Deni", conta Denilson de Freitas Santos, o Deni, proprietário da oficina.

Cabine traz painel satélite com grafismos vermelhos; volante Momo foi instalado a pedido de cliente Imagem: Arquivo pessoal

A modificação incluiu, como não poderia deixar de ser, elementos fundamentais para transformar a Saveiro em um GTI com caçamba, como o painel de instrumentos satélite com grafismos vermelhos; o volante de quatro bolas; os bancos Recaro com tecido colorido; o escapamento traseiro com ponteira dupla; os para-choques com frisos coloridos; ar-condicionado; e, claro, o motor AP 2.0 com injeção eletrônica.

Bancos Recaro são idênticos aos do Gol GTI, bem como outros detalhes internos e externos Imagem: Arquivo pessoal

O primeiro exemplar, feio sobre carroceria de primeira geração "chinesinha", recebeu componentes de um Gol GTI em mau estado, batido e enferrujado.

Parte dos componentes, como forração dos bancos, espumas, frisos, itens de tapeçaria e peças de acabamento externo foram fabricados na By Deni, da mesma forma que nas restaurações do Gol.

Adaptações

Caçamba traz barras de proteção feitas de acrílico preto, uma adaptação criada pela By Deni Imagem: Arquivo pessoal

Algumas adaptações foram necessárias, como o para-choque traseiro, "emprestado" da VW Parati e adaptado para permitir a abertura da caçamba.

O logotipo alusivo à versão na tampa traseira foi feito sob encomenda e é um pouco menor do que o utilizado no Gol GTI de primeira geração, para combinar com a carroceria diferente.

Já a caçamba recebeu barras pretas de acrílico.

Frisos e apliques cinza fazem parte do pacote, que pode incluir rodas raiadas como as do Gol GTI Imagem: Arquivo pessoal

A pintura, por sua vez, seguiu o catálogo de cores originais disponibilizadas para o Gol esportivo - no caso da primeira Saveiro GTI produzida, é o tom vermelho Sport.

Caso o cliente deseje, destaca Deni, o carro pode receber preparação no motor, como turbo, e outras personalizações. Ele prefere não comentar o custo da conversão da Saveiro, mas não é baixo.

Motor 2.0 injetado é de Gol GTI 'doador' e pode receber incrementos na performance a pedido do cliente Imagem: Arquivo pessoal

A By Deni também transforma a Parati, que já teve versão GTI oficial, lançada e produzida pela Volkswagen.

No caso da Saveiro GTI, o empresário relata que em breve ela terá mais exemplares no Brasil:

"Hoje tenho cinco projetos já encomendados".

Nova Strada x Saveiro: qual é a melhor picape?

UOL Carros

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Saveiro GTI: como picape que VW nunca lançou ganhou 3 unidades no Brasil - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias