Topo
Notícias

Nicarágua reporta prejuízo milionário devido a furacões

Nicarágua reporta prejuízo milionário devido a furacões -                                 ORLANDO SIERRA/AFP
Nicarágua reporta prejuízo milionário devido a furacões Imagem: ORLANDO SIERRA/AFP

24/11/2020 22h03

Manágua, 25 Nov 2020 (AFP) - Os furacões Eta e Iota, que atingiram o nordeste da Nicarágua, afetaram mais de 3 milhões de pessoas e causaram um prejuízo de 742 milhões de dólares, anunciou hoje o governo do país.

O ministro de Fazenda e Crédito Público, Iván Acosta, informou que o Eta causou danos calculados em 178 milhões de dólares no nordeste do país, enquanto o Iota teve impacto nacional e provocou um prejuízo de 564 milhões de dólares.

Ambos os furacões atingiram o Caribe Norte da Nicarágua, o Eta em 3 de novembro e o Iota no dia 16. Mais de 3 milhões de pessoas foram afetadas, em uma população de 6,2 milhões, segundo o relatório.

A avaliação foi apresentada em videoconferência por Acosta, juntamente com outros funcionários, diplomatas e representantes de organizações. "O Iota foi o evento mais potente que já atingiu a Nicarágua, não só por sua força, mas também em sua dimensão", assinalou o diretor do Sistema Nacional de Prevenção e Redução de Desastres (Sinapred), Guillermo González.

A passagem do Iota deixou 21 mortos na Nicarágua, em deslizamentos de terra e inundações, causando um prejuízo de 126 milhões de dólares em residências destruídas. Também provocou mais de 361 milhões de dólares em danos à infraestrutura viária.

Segundo o governo, o país requer 4 milhões de dólares em ajuda humanitária para atender a população mais impactada. Iván Acosta informou que o trabalho de verificação de danos em campo continua, com base em instrumentos de avaliação de eventos catastróficos elaborados pelo Banco Mundial, União Europeia e Cepal.

Notícias