Topo

Contemple o mundo lá fora e mova-se para dentro de si

Imagem: Jamile Santana

Colunista do UOL*

24/11/2020 04h00

Um colapso interno entre a angústia e o medo tem tomado conta de muitos, principalmente dos corpos vulneráveis frente ao caos e instabilidades dessa pandemia. Alguns caminhos fechados pela crise econômica já têm afetados drasticamente a vida dos brasileiros, uma crise que em suma afeta as classes populares, que permanecem sendo explorada pelo capital (empresas, indústrias, lojas?), que corroboram massivamente para acumulação de bens a pequenos grupos formado por maioria branca, burguesa, capitalistas, racista.

Enquanto a base popular permanece se pondo em risco para receber um salário de fome, se reinventando diariamente, pensando preocupadamente no que irão comer amanhã.

Relacionadas

Um leve sentimento de nostalgia nos toma e não é por acaso. Essa sensação de reviver tempos já vividos mesmo que tanta coisa tenha mudado, é em função dos retrocessos socioeconômico, que nos retomam tempos miseráveis, de fome, sede e até mobilidade precária.

Devemos nos entender como pessoas ativas na mobilidade a todo tempo, seja na caminhada, no uso pelo transporte público, nas bicicletas, motos, carros privados, ao inserir na mobilidade e no acesso à cidade a nossa visão crítica quanto ao pertencimento ao espaço se relativiza a partir da posição que ocupamos neste trânsito.

A perspectiva de quem caminha pela cidade cotidianamente se faz diferente da de quem pedala, de quem utiliza o transporte coletivo a quem utiliza o carros ,e por aí vai. Se pergunte "como eu vejo a cidade em meu modal de transporte? E quais narrativas se ressaltam e se ausentam na minha percepção?"

Essa mesma pergunta objetiva pode trazer reflexões subjetivas, e ao mesmo tempo comuns, a um coletivo que se impacta pelas mesmas elevações e carências. A exemplo da segurança, no amplo sentido, desde a sua dimensão estrutural ao comportamental atravessa a necessidade de todas pessoas ativas (simultaneamente passivas), seja o cadeirante que necessita de ruas mais estruturadas para se locomover sem risco, segurança na aplicação de melhor sinalização, na redução de velocidade dos carros, na priorização do pedestre e afins.

A contemplação de como nos movimentamos na cidade e como a cidade se movimenta ao nosso entorno é uma forma de gerar reflexões críticas que nos dá a oportunidade de enxergar as portas e buscar chaves. Ampliar nossa visão sobre esses aspectos torna-se um mecanismo imprescindível para abrir portas e prospectar novas possibilidades.

A arte se eleva como ferramenta dessa contemplação. Quando falamos da cidade como nosso universo, há arte em tudo: monumentos, construções, transporte, pinturas, grafite, pixo, música, as áreas verdes, intervenções diversas no espaço.

Em Salvador, antes da pandemia, no cotidianos, encontrávamos pessoas fazendo arte em todo local: semáforos, ruas, paredes, nas praças, na porta das suas casas.

Poetas traficam informações nos ônibus, declamam para o povo conhecimentos históricos não contados nas escolas, em conjunto com as suas experiências conferem epistemologias ancestrais na oralidade.

Agora já não vemos mais os poetas nos ônibus, estes que cumpriam a missão de informar o povo notícias não midiatizadas, que trocavam com o povo a palavra pela moeda do pão de cada dia. Eles se encontram limitados ao digital ou ao engavetamento de suas produções.

Inclusive, ressalto que na contramão do desamparo, o movimento de luta é contínuo, e na ressignificação das dificuldades, medidas de acolhimentos diante da pandemia seguem na busca pelo fortalecimento da arte, a exemplo do projeto P_O_E_S_I_A, que vem apoiando poetas em situação de vulnerabilidade no Brasil, concedendo bolsas que são garantidas a partir do financiamento coletivo do Benfeitoria.

Precisamos ver o outro como parte de nós, e mover-se para dentro de si é rebuscar no seu eu a humanidade alienada pela superficialidade que o capital tenta nos empurrar. E se nós reconhecermos humanos, não máquinas, nos permitiremos também humanizar o outro. Isso é Sankofa.

*Colaborou Denival Vidal

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Contemple o mundo lá fora e mova-se para dentro de si - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias