PUBLICIDADE
Topo

Notícias

Petróleo tem alta por expectativas sobre vacinas contra coronavírus

Petróleo tem alta por expectativas sobre vacinas contra coronavírus - Nick Oxford
Petróleo tem alta por expectativas sobre vacinas contra coronavírus Imagem: Nick Oxford

23/11/2020 19h21

Nova York, 23 Nov 2020 (AFP) - Os preços internacionais do petróleo subiram ao máximo em três meses hoje, ancorados nos avanços nas pesquisas para produzir uma vacina contra o novo coronavírus.

Em Nova York, o barril de "light sweet" (WTI) para entrega em dezembro fechou com alta de 1,50%, a US$ 43,06.

Por outro lado, o contrato para o barril de Brent do Mar do Norte, com entrega em janeiro, subiu 2,40%, a US$ 46,06 em Londres.

Para os dois contratos, esses são os patamares mais elevados desde o final de agosto, com altas de quase 30% em relação às mínimas do início de novembro.

"Os preços do petróleo começaram a semana no azul, capitalizando a notícia sobre uma vacina contra a covid-19. As estimativas de disponibilidade dessas vacinas substituem as preocupações com a demanda por petróleo no curto prazo", explica Bjornar Tonhaugen, da consultoria Rystad Energy.

"Os investidores estão apostando na eficácia da vacina e, com ela, na desaceleração do número de casos do coronavírus em alguns meses", afirmou Carlo Alberto De Casa, analista da Activtrades.

Os investidores também estão esperançosos de que "a Opep + (Opep e seus aliados) prolongará seus atuais cortes" na produção, acrescentou De Casa.

O acordo assinado em abril estabeleceu um corte diário de produção de 7,7 milhões de barris e deve chegar a 5,8 milhões por dia em janeiro de 2021.

Porém, muitos observadores esperam que esse aumento na produção seja informado quando o cartel e seus parceiros reunirem-se em 30 de novembro e 1º de dezembro.

Notícias