Topo
Notícias

EUA abandona oficialmente o tratado de defesa 'Céus Abertos

22/11/2020 16h06

Washington, 22 Nov 2020 (AFP) - Os Estados Unidos anunciaram ter abandonado formalmente o tratado de defesa "Céus Abertos" neste domingo (22), um dos vários acordos internacionais rescindidos pelo governo Donald Trump.

O acordo Céus Abertos surgiu logo após o fim da Guerra Fria com o objetivo de verificar os movimentos militares e as medidas de controle de armas dos países signatários.

Trump, porém, disse em maio que a Rússia não cumpriu seus compromissos no acordo, que foi projetado para aumentar a confiança entre as superpotências.

"A saída dos Estados Unidos entrou em vigor em 22 de novembro de 2020, e os Estados Unidos não são mais um Estado parte do Tratado de Céus Abertos", anunciou o Departamento de Estado neste domingo.

O acordo foi assinado em 1992 e entrou em vigor em 2002, permitindo que 35 países signatários, incluindo Estados Unidos e Rússia, realizassem sobrevoos de observação sobre os territórios uns dos outros.

Moscou e Washington se acusaram mutuamente de violar os termos do acordo e, em maio, o governo Trump deu o aviso prévio de seis meses para abandonar o pacto.

Desde que Trump chegou ao poder em 2017, os Estados Unidos desistiram do acordo nuclear iraniano, bem como do tratado de Paris contra a mudança climática.

jm/bbk/rsr/mps/am

Notícias