Topo
Notícias

Os outros candidatos à Casa Branca: de Kanye West a Phil Collins (mas não o músico)

31/10/2020 10h24

Washington, 31 Out 2020 (AFP) - A lista dos "outros" candidatos à Casa Branca inclui o rapper Kanye West e um partidário do retorno da lei seca chamado Phil Collins.

Também aparecem aspirantes de pequenos partidos, alguns mais sérios que os outros.

- Kanye West -O agitador da música e da moda anunciou a candidatura presidencial no Twitter em 4 de julho, Dia da Independência dos Estados Unidos.

Ele cumpriu com os critérios para aparecer na cédula eleitoral em apenas 12 dos 50 estados e, portanto, matematicamente não tem chances de ser eleito presidente.

A campanha do marido de Kim Kardashian, que sofre de transtorno bipolar, gerou mais dúvidas que entusiasmo.

Os simpatizantes de Donald Trump esperam que o músico de 43 anos, ex-partidário do presidente republicano, possa tirar alguns votos de eleitores negros de Joe Biden.

- Partido Libertário -O Partido Libertário é a terceira fora política do país, mas muito atrás dos pesos pesados Democrata e Republicanos.

Defensor das liberdades individuais, do livre comércio e do Estado mínimo é o único "terceiro" que aparece nas urnas dos 50 estados.

Seu candidato em 2016, Gary Johnson, ex-governador do estado do Novo México, recebeu 4,5 milhões dos votos, mais de 3% do voto popular, um recorde para seu partido.

Este ano os libertários são representados por Jo Jorgensen, uma professora de Psicologia de 63 anos que aparece nas pesquisas, pelo menos nas poucas que levam em consideração os candidatos menores, com até 4% das intenções de votos.

- Partido Verde -Há quatro anos, a candidata Jill Stein recebeu apenas 1% do voto popular.

Apesar do número reduzido, muitos acreditam que ela contribuiu para a derrota da democrata Hillary Clinton ao receber votos em estados cruciais que Trump venceu por pouco, incluindo Pensilvânia, Michigan e Wisconsin.

O candidato do partido desta vez é um de seus fundadores, o californiano Howie Hawkins.

Aos 67 anos, Hawkins defende a cobertura médica universal e afirma ter sido o criador do Green New Deal, agora adotado pela ala progressista do Partido Democrata.

- Outros -Colorado e Vermont são os dois estados com o maior número de candidatos à presidência: 21.

Alguns deles são filiados a partidos como o Partido pelo Socialismo e a Libertação, o Partido Aliança ou o Partido da Constituição, cujo candidato, Don Blankenship, passou um ano na prisão após uma explosão fatal em uma das minas de carvão de sua empresa.

O 'Prohibition Party', que propõe o retorno da lei seca, a proibição das bebidas alcoólicas, tem como candidato Phil Collins, que não tem nenhuma relação com o músico britânico.

Outra "celebridade" disputar a eleição de 3 de novembro como candidato independente em 15 estados. Atualmente conhecido por suas atividades com as criptomoedas, Brock Pierce atuou em sua juventude em filmes como "The Mighty Ducks" e "First Kid".

sdu/mjs/dw/dg/dga/fp

Notícias