Terremoto no Mar Egeu deixa mortos e feridos em Grécia e Turquia
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o abalo sísmico ocorreu às 8h51 (horário de Brasília), a 10 quilômetros de profundidade, com epicentro a 15 quilômetros de Néon Karlovásion, em Samos.
O terremoto foi sentido até em Atenas, porém provocou mais danos na Turquia, especialmente em Esmirna, que fica a cerca de 60 quilômetros em linha reta do epicentro. Segundo a Proteção Civil turca, pelo menos 12 pessoas morreram e 419 ficaram feridas.
"Estamos ao lado de nossos cidadãos atingidos pelo terremoto com todos os meios de nosso Estado", escreveu no Twitter o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. Já o chefe do Conselho Europeu, Charles Michel, disse que a União Europeia está "pronta a dar seu apoio".
Diversos edifícios desabaram em Esmirna, que registrou ondas de até um metro de altura em função do abalo sísmico, e dezenas de pessoas foram resgatadas vivas dos escombros. Em Samos, na Grécia, dois adolescentes de 15 e 17 anos morreram na queda do muro de um edifício.
Turquia e Grécia vivem um momento de alta tensão por causa da exploração de petróleo e gás no Mediterrâneo Oriental, mas os ministros das Relações Exteriores dos dois países conversaram por telefone e prometeram "assistência e apoio recíprocos".
(ANSA).