Topo
Notícias

Portugal estuda aumento de restrições sem adotar confinamento nacional

30/10/2020 15h22

Lisboa, 30 out (EFE).- Diante do aumento exponencial de casos de Covid-19, o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, vai ouvir os partidos políticos portugueses nesta sexta-feira e amanhã durante um conselho extraordinário de ministros para decidir sobre novas medidas de combate à pandemia, embora não esteja em pauta um confinamento nacional.

O presidente Marcelo Rebelo de Sousa pediu um consenso entre a bancada parlamentar para a adoção de "medidas eficazes" de combate ao novo coronavírus.

"Tem de haver um equilíbrio de medidas, algumas mais específicas para determinados territórios e outras globais para todo o país", disse o presidente.

De fato, no norte do país existem três municípios - Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira - com restrições que se assemelham ao confinamento, com o "dever de permanecer" em casa se não para não ir trabalhar, estudar ou outras atividades essenciais.

Ontem, Portugal atingiu o recorde de infecções diárias com a confirmação de 4.224 novos casos.

Nos hospitais, 1.834 pacientes estão internados, sendo 269 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Portugal encontra-se em estado de calamidade (menos um grau que o estado de emergência) e com isso em todo o país, as reuniões estão limitadas a cinco pessoas e existem restrições ao horário comercial. EFE

cgg/phg

Notícias