Topo
Notícias

Filadélfia tem novo toque de recolher e mobilização da Guarda Nacional

30/10/2020 22h54

Nova York, 31 Out 2020 (AFP) - Um toque de recolher voltou a ser imposto na Filadélfia na noite desta sexta-feira e forças da Guarda Nacional foram mobilizadas, após distúrbios provocados pela morte de um homem negro baleado pela polícia na última segunda-feira.

"O toque de recolher entrará em vigor às 21h, até as 6h", tuitou o prefeito daquela cidade americana, Jim Kenney. "As pessoas só poderão sair para trabalhar, se precisarem de ajuda médica, ou para votar." Uma medida semelhante foi decretada na noite da última quarta-feira.

O prefeito, democrata, assinalou que a Guarda Nacional "foi mobilizada em torno de prédios estratégicos do governo e outras infraestruturas". As unidades policiais também poderão ser enviadas a áreas comerciais, onde houve saques nos últimos dias.

As manifestações começaram depois que um vídeo foi postado nas redes sociais mostrando um homem de 27 anos, Walter Wallace Junior, ser morto a tiros na rua por dois policiais em West Philadephia.

A polícia relatou uma intervenção após uma denúncia sobre uma briga doméstica e que, ao chegar ao local, ordenaram que Wallace largasse uma faca com a qual estava armado e que o jovem se recusou a cumprir a ordem.

Segundo o advogado da família, o homem sofria de transtorno bipolar, o que, nas imagens das câmeras da polícia, é "claramente perceptível". Essas imagens não foram divulgadas.

O prefeito informou hoje, após consultar a família da vítima, que os registros serão liberados no próximo dia 4 de novembro, e que espera que, até lá, a tensão diminua e "as gravações possam ser divulgadas de forma construtiva".

cat/iba/dg/ll/lb

Notícias