Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Extremoz: MP apura fraude eleitoral da primeira-dama e afasta prefeito

PF cumpre mandados em Extremoz - Polícia Federal
PF cumpre mandados em Extremoz Imagem: Polícia Federal
do UOL

Colaboração para o UOL

30/10/2020 09h22

O prefeito de Extremoz e candidato à reeleição, Joaz Oliveira, foi afastado do cargo por suspeita de fraudes na área da saúde. A primeira-dama, Elaine Neves, é chefe de gabinete da prefeitura e também está sendo investigada, assim como três servidores públicos. Mais de 70 policiais cumpriram hoje 23 mandados de busca e apreensão por determinação do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Os afastamentos aconteceram após a Operação Vale Tudo ser deflagrada por uma força tarefa que envolve o MPF (Ministério Público Federal), a PF (Polícia Federal) a Receita Federal e a Controladoria Geral da União. Eles suspeitam que o grupo teria desviado pelo menos R$ 2 milhões desde 2017 em Extremoz, cidade da Região Metropolitana de Natal.

A investigação teve início a partir de indícios de falsidade na prestação de contas da campanha política de Eliane Neves nas eleições de 2018. Ela era candidata a deputada estadual.

Durante a análise das contas da referida candidata verificou-se a existência de muitas doações oriundas de servidores municipais em valores que chegavam a quase totalidade dos seus vencimentos mensais. Chamados a prestar esclarecimentos, alguns deles confessaram que, após terem feito a transferência para a conta da campanha, receberam os valores em espécie.

A quebra de sigilo bancário gerou a suspeita de que aconteceram fraudes em licitações que visavam à aquisição de medicamentos, produtos odontológicos e hospitalares. Os desvios podem ter superado os R$ 2 milhões.

Segundo o MPF, o grupo é suspeito de ações ilícitas previstas na Lei de Licitações, crimes contra a Administração Pública, organização criminosa, lavagem e ocultação de bens, tudo em conexão com crimes eleitorais. O MPF também ressaltou que existe o risco de o esquema seguir ocorrendo e gerar reflexos na atual campanha eleitoral, em que Joaz Oliveira é candidato à reeleição.

Notícias