Topo
Notícias

Moderna espera divulgar dados sobre testes avançados de vacina contra Covid-19 no mês que vem

29/10/2020 10h36

(Reuters) - A Moderna Inc, uma das pioneiras da corrida para desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, disse nesta quinta-feira que caminha para divulgar os dados sobre os testes em estágio avançado em humanos de sua candidata a imunizante no mês que vem.

A empresa sediada em Cambridge, no Estado norte-americano de Massachusetts, disse que o comitê independente de monitoramento de dados deve conduzir em novembro uma análise preliminar dos testes que estão sendo feitos com 30 mil voluntários.

A Moderna disse que espera que os dados de segurança de dois meses, exigidos pelo órgão regulador dos Estados Unidos, saiam na segunda metade de novembro. Após isso, a empresa pedirá autorização para uso emergencial de sua vacina.

A empresa também afirmou que está preparando o lançamento de sua vacina experimental e que já recebeu 1,1 bilhão de dólares de recursos para fornecê-la. Já foram assinados acordos com o governo dos Estados Unidos e de vários outros países, e há conversas com um grupo liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para suprir a vacina.

A Moderna, que ainda não tem nenhum produto aprovado no mercado, é uma de um punhado de empresas realizando os testes em estágio avançado de uma potencial vacina, assim como grandes farmacêuticas como Johnson & Johnson e Pfizer.

"Acredito que, se lançarmos nossa vacina contra Covid-19, 2021 pode ser o ano de inflexão mais importante da história da Moderna", disse o executivo-chefe da empresa, Stéphane Bancel.

A companhia disse estar negociando com o mecanismo Covax, que tem apoio da OMS, uma proposta de preço escalonado para sua vacina.

(Por Manas Mishra e Manojna Maddipatla em Bengaluru)

Notícias