PUBLICIDADE
Topo

Notícias

Encontrados 59 corpos em valas clandestinas no centro do México

28/10/2020 23h09

Celaya, México, 29 Out 2020 (AFP) - Um total de 59 corpos foram encontrados em valas clandestinas no estado mexicano de Guanajuato, centro do país, anunciou nesta quarta-feira a Comissão Nacional de Busca por Pessoas (CNB) do governo mexicano.

"Ainda temos mais possíveis pontos positivos, portanto continuaremos trabalhando", informou Karla Quintana, chefe da CNB, sobre a descoberta, feita no município de Salvatierra.

À espera de confirmação da perícia, entre as vítimas haveria de 10 a 15 mulheres. "A grande maioria dos corpos, nos quais ainda há algum tecido ou outro sinal, parece ser de gente muito jovem, incluindo adolescentes", indicou Karla em entrevista coletiva.

A notificação sobre o possível lugar das valas foi recebida há duas semanas. Há oito dias, teve início um trabalho conjunto entre instituições de segurança, tanto estaduais quanto federais.

A escalada da violência em Guanajuato, com grandes instalações energéticas e uma importante indústria pesada, recrudesceu nos últimos meses, com a disputa entre o cartel de Santa Rosa de Lima e o de Jalisco Nova Geração, dedicado tanto ao tráfico de drogas quanto ao de combustível.

Desde dezembro de 2006, quando o governo de então lançou uma operação militar contra as drogas, foram registrados cerca de 300 mil assassinatos no México, segundo cifras oficiais.

str/jla/rsr/gma/lb

Notícias