Topo
Notícias

Cinco agentes chineses são detidos nos EUA por perseguirem oponentes de Pequim

28/10/2020 13h37

Washington, 28 Out 2020 (AFP) - Cinco agentes chineses foram detidos nos Estados Unidos por sua participação em uma operação de perseguição contra oponentes do governo chinês, anunciaram autoridades americanas nesta quarta-feira (28).

O secretário de Justiça adjunto John Demers disse que acusações foram feitas contra oito pessoas - cinco no país e três supostamente na China - envolvidas em uma "operação ilegal de aplicação da lei chinesa conhecida como Fox Hunt" (Caça à raposa em inglês).

Segundo Demers, a operação foi descrita pela China como uma campanha anticorrupção, mas "em muitos casos, os alvos são oponentes do presidente do Partido Comunista Xi (Jinping), rivais políticos, dissidentes e críticos".

"Em qualquer caso, a operação é uma violação clara do estado de direito e das normas internacionais", disse Demers em entrevista coletiva.

Os detidos são acusados de "conspiração para agir nos Estados Unidos como agentes ilegais da República Popular da China".

O diretor do FBI Christopher Wray disse que "as tentativas flagrantes do governo chinês de monitorar, ameaçar e assediar nossos próprios cidadãos e residentes legais permanentes enquanto estão em solo americano são parte de uma campanha diversificada de roubo e influência maléfica da China em nosso país e em todo o mundo".

cl/dw/mls/dga/cc

Notícias