Topo

Com alerta de incêndio e menos verba, hospital no Rio pega fogo e 3 morrem

Tatiana Campbell, Igor Mello e Gabriel Sabóia

Colaboração para o UOL e do UOL, no Rio

27/10/2020 22h01

Bombeiros foram acionados às 9h50 de hoje, enquanto uma nuvem de fumaça tomava conta do prédio 1 do HFB (Hospital Federal de Bonsucesso), na zona norte do Rio. Expressões como "perda de controle" e "desespero" foram usadas por funcionários e parentes para descrever os momentos em que tentavam salvar os 162 pacientes removidos da unidade de saúde.

Duas mulheres de 42 e 83 anos, que estavam internadas em estado grave em decorrência da covid-19, não resistiram à transferência e morreram. A morte de um terceiro paciente foi informada por volta das 21h50. A causa do fogo, controlado em 40 minutos, é investigada pela Polícia Federal. Ao menos desde 2019, o HFB tinha ciência dos riscos de incêndio —a DPU (Defensoria Pública da União) relatou que dois transformadores funcionavam com superaquecimento, falta de estrutura do sistema elétrico e inoperância de hidrantes.

Em plena pandemia do novo coronavírus, o hospital —o mais importante da rede federal de saúde no estado— recebeu menos recursos em comparação aos anos anteriores. Sob a gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o governo federal reduziu em 11% o orçamento do HFB ante o último ano do governo Michel Temer (MDB). Procurado, o Ministério da Saúde ainda não se manifestou.

Os problemas elétricos são conhecidos desde ao menos 2005. "No ano passado, foi feito um relatório do Corpo de Bombeiros que [apontou que] nós estávamos sentados praticamente em cima de uma bomba, de um barril de pólvora", relatou Júlio Noronha, diretor do corpo clínico do HFB.

O Corpo de Bombeiros informou que o centro de saúde não possui certificado de aprovação da corporação. "A unidade possui duas notificações e dois autos de infração. Mas é muito difícil, quase impossível nós interditarmos um hospital com 600 leitos em meio a uma crise sanitária", disse o secretário de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro.

Desespero durante remoção

Funcionários relataram momentos de tensão e desespero em meio à fumaça que tomou conta de um dos prédios da unidade.

Os 162 pacientes do prédio 1 foram retirados às pressas —parte deles foram acomodados no estacionamento do HFB enquanto ao menos 30 foram levados para uma oficina mecânica. Em seguida, eles foram removidos para o prédio 2 e outras unidades de saúde.

Núbia da Silva Rodrigues, 42, sofreu uma parada cardíaca durante a transferência entre os prédios dos hospital (ela estava entubada). A vítima de 83 anos, que não teve a identidade revelada, chegou a ser transferida do CTI do prédio 1 para o da maternidade, mas faleceu.

Foi muito desesperador, mas a gente ali precisava manter a calma pelos pacientes. Teve uma hora que perdemos o controle, porque eram muitos pacientes internados. Precisamos colocar um papel na camisola deles para poder saber quem era quem

Enfermeira que pediu para não ser identificada

A técnica de enfermagem, Tassiana Freitas, 30, disse, logo após a evacuação, não saber para onde alguns pacientes tinham sido levados. "Tem pacientes que não sabemos aonde estão. Estão perdidos e estamos procurando, porque saímos todos juntos. Não tivemos recursos."

Por sua vez, quando souberam do incêndio, parentes de pacientes correram para o hospital. O tio da estudante Ketlyn Oliveira, 27, que tem câncer, foi localizado na oficina mecânica.

Precisamos levar ele primeiro pra cá [oficina] pra sair da fumaça. A gente estava em casa quando ficamos sabendo do incêndio. Agora ele está bem, está melhor. Não inalou muita fumaça

Ketlyn Oliveira, sobrinha de paciente

"Eu estava em uma sala e vimos uma fumaça no prédio aí do lado. Eu achei que não era nada, mas aí começou uma correria", disse o autônomo Sandro Salustiano, 46, cujo pai está internado.

Grávida de oito meses, a estudante Josiane Farias, 19, estava internada para exames na área neonatal quando começaram a pedir para que deixassem o hospital.

Pior foi ver as criancinhas lá dentro, as médicas tendo que retirar todos eles, não tinha fumaça aonde a gente estava, mas foi horrível. Fiquei com muito medo, nunca pensei em passar por isso

Josiane Farias, estudante

"Minha sobrinha está grávida de cinco meses e veio fazer um exame no hospital. Ela ficou abrigada na capela e não conseguia notícias. Ela estava muito nervosa, ainda mais por causa do bebê, mas agora ela está bem e nada de pior aconteceu", relatou Roberta Gomes, funcionária do hospital.

No começo da noite, os bombeiros recomendaram por precaução a retirada de todos os pacientes dos dois prédios do HFB.

Ao todo, o hospital tem 289 pacientes —143 já deixaram a unidade e a previsão é de que 146, entre eles bebês, sejam transferidos para diversos hospitais. A operação deve se estender madrugada adentro.

Causa desconhecida

O incêndio atingiu a enfermaria e os equipamentos de raio-x. O Corpo de Bombeiros afirmou que só poderá determinar a razão após perícia da Polícia Federal.

Testemunhas e o tenente-coronel Lauro Botto, porta-voz dos Bombeiros, disseram que o problema foi percebido inicialmente no almoxarifado, onde há muitas fraldas guardadas, o que teria contribuído para o fogo aumentar.

"O incêndio pelo que sabemos até agora se originou no subsolo, onde tem um estoque de fraldas, mas isso precisa ser avaliado direitinho pela perícia", disse Botto.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com alerta de incêndio e menos verba, hospital no Rio pega fogo e 3 morrem - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias