Topo
Notícias

Guindaste gigante está a caminho para fatiar navio tombado com 4.000 carros

Guindaste que irá fatiar o cargueiro MV Golden Ray na costa Leste dos EUA deve chegar amanhã ao local do naufrágio após série de atrasos - Divulgação
Guindaste que irá fatiar o cargueiro MV Golden Ray na costa Leste dos EUA deve chegar amanhã ao local do naufrágio após série de atrasos Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/10/2020 13h28Atualizada em 26/10/2020 17h10

Em mais um episódio da saga envolvendo o navio Golden Ray, naufragado com aproximadamente 4,2 mil veículos na costa da Geórgia (Estados Unidos) há pouco mais de um ano, o guindaste gigante que vai fatiar a embarcação em oito pedaços finalmente está a caminho.

A previsão é de que o equipamento chegue ao local do naufrágio amanhã. As informações são do Comando Unificado, liderado pela Guarda Costeira dos EUA.

Com 200 metros de comprimento, o cargueiro, pertencente à Hyundai Glovis, ainda carrega uma grande quantidade de óleo a bordo.

Os trabalhos para a retirada do cargueiro tiveram vários atrasos, causados por fatores como a contaminação de integrantes da equipe por coronavírus e a temporada de furacões.

Os atrasos têm deixado políticos locais descontentes, com o senador David Perdue e o deputado Buddy Carter, que enviaram uma carta para a Guarda Costeira cobrando mais explicações - há o temor de danos ambientais.

"Embora apreciemos a complexidade desta operação, bem como os problemas causados pela pandemia da Covid-19, o sistema de contenção, a dificuldade em obter equipamentos no local e o sistema de ancoragem, estamos cada vez mais desanimados com os atrasos neste projeto", diz a carta.

O projeto também preocupa grupos ambientais locais. A primeira data estipulada pela Guarda Costeira para a operação era 1º de junho.

Veja navios gigantes que viraram sucata durante a pandemia:

Notícias