Topo
Notícias

EUA endurece sanções contra setor petroleiro do Irã

26/10/2020 20h05

Washington, 26 Out 2020 (AFP) - O governo Donald Trump impôs nesta segunda-feira (26) novas sanções ao setor de petróleo do Irã, incluindo as vendas para Síria e Venezuela, reduzindo a margem de manobra do candidato democrata à presidência, Joe Biden, caso ele vença as eleições na próxima semana.

Desde 2018, o governo Trump impõe sanções abrangentes com o objetivo de encerrar todas as exportações de petróleo do Irã, punindo qualquer país que comprar o produto de seu rival.

O governo informou que designou a Companhia Nacional de Petróleo do Irã, o Ministério do Petróleo do Irã e a Companhia Nacional de Petroleiros do Irã sob uma autoridade antiterrorismo, o que significa que qualquer futuro governo terá que tomar medidas legais para reverter a decisão.

O Departamento do Tesouro emitiu as sanções ligando as três entidades à Força Qods dos Guardiões da Revolução, de elite, anteriormente designada como organização terrorista pelos Estados Unidos e cujo comandante, Qasem Soleimani, foi morto em um ataque norte-americano ao aeroporto de Bagdá. em janeiro.

"O regime iraniano continua priorizando seu apoio a entidades terroristas e seu programa nuclear em detrimento das necessidades do povo iraniano", disse o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, em um comunicado.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse em comunicado que as sanções deveriam enviar uma advertência "aos poucos compradores restantes de petróleo cru iraniano. Estas designações são um passo importante na campanha de pressão máxima para limitar a capacidade do regime iraniano de ameaçar seus vizinhos e desestabilizar o Oriente Médio."

- 'Viciado em sanções' -

O ministro iraniano do Petróleo, Bijan Zanganeh, denunciou as sanções como "uma reação passiva ao fracasso da política de Washington de reduzir a zero as exportações de cru iranianas. Não possuo ativos fora do Irã para estar sujeito às sanções. Sacrificaria minha vida, meus bens e minha reputação pelo país", tuitou Zanganeh, que também foi sancionado pessoalmente.

O chanceler iraniano, Mohammad Zarif, classificou os Estados Unidos no Twitter de "#sanctionaddict" (viciado em sanções). Se Trump perder as eleições presidenciais, as sanções poderão estar entre suas últimas ações contra os líderes do Irã.

Biden, que lidera as pesquisas de intenção de voto antes para as eleições da próxima terça-feira, apoia a diplomacia com o Irã e um acordo negociado sob o governo de Barack Obama, segundo o qual Teerã cortou drasticamente suas atividades nucleares em troca de promessas de alívio das sanções.

O Departamento do Tesouro indicou que uma rede apoiada pela Força Qods enviou mais de uma dúzia de petroleiros na primavera de 2019, principalmente para a Síria, onde o Irã é um dos principais apoiadores do presidente Bashar al Assad emergindo de uma guerra civil.

Além das designações de terrorismo, o Departamento do Tesouro impôs sanções a um empresário iraniano baseado no Reino Unido, Mahmoud Madanipour, e a empresas relacionadas a transações com a Venezuela.

O Departamento do Tesouro o acusou de organizar o embarque de dezenas de milhares de toneladas de gasolina para a Venezuela, onde Trump tentou sem sucesso depor o presidente Nicolás Maduro.

Os Estados Unidos também impuseram sanções ao governo Maduro e, no início deste ano, conseguiram apreender cargas de combustível de quatro navios iranianos com destino à Venezuela, que sofre com uma significativa escassez de gasolina e energia, apesar de seu petróleo abundante.

No começo do mês, o governo americano deu outro passo importante para paralisar a economia do Irã, ao impor sanções contra os bancos daquele país, dificultando suas operações com o exterior. As medidas alarmaram os aliados europeus dos Estados Unidos, que alertaram para as consequências nefastas, inclusive para o comércio humanitário, embora o governo Trump insista em que não estão incluídos alimentos ou remédios.

sct/ec/mls/lda/cc/mvv/lb

Notícias