Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Papa usa máscara pela primeira vez em público

Após críticas, Papa Francisco usa máscara durante celebração pela primeira vez - Andreas Solaro/AFP
Após críticas, Papa Francisco usa máscara durante celebração pela primeira vez Imagem: Andreas Solaro/AFP

20/10/2020 14h12

O papa Francisco usou uma máscara em público pela primeira vez nesta terça-feira quando ele e outros líderes religiosos participaram de um culto de orações pela paz ao redor do mundo.

O papa usou uma máscara branca durante a cerimônia na Basílica de Santa Maria em Aracoeli, em Roma. Anteriormente ele havia usado uma máscara somente dentro de um carro que o levou a suas audiências semanais no Vaticano.

Ele vinha sendo criticado, particularmente nas redes sociais, por não usar uma máscara em suas audiências gerais e por algumas vezes chegar relativamente perto de visitantes.

Francisco, de 83 anos, participou da cerimônia desta terça ao lado de outros líderes cristãos, incluindo o patriarca Bartolomeu, líder espiritual dos cristãos ortodoxos.

Ao mesmo tempo, em outros locais de Roma, judeus rezavam na sinagoga da cidade e líderes budistas, sikhs e muçulmanos também rezavam pela paz.

O evento acontece em meio à forte alta dos casos positivos de coronavírus na Itália nas últimas semanas.

Também houve um pico relativamente pequeno no Vaticano, onde quatro membros da Guarda Suíça, corporação de elite que usa roupas coloridas e é responsável por proteger o papa, também tiveram testes positivos para covid-19.

O evento anual foi iniciado pelo falecido papa João Paulo e pela comunidade católica romana de Sant'Egido em 1986. O evento teve seu tamanho reduzido neste ano por causa da pandemia de coronavírus.

O papa, assim como os demais líderes religiosos presentes, retirou sua máscara quando leu seu discurso, mas a colocou novamente ao terminar de falar.

Notícias