Topo
Notícias

Investigação sobre decapitação de professor tem 4 alunos entre 15 detidos

18.out.2020 - Manifestantes se reúnem em Paris após Samuel Paty, professor de História e Geografia, ser decapitado - REUTERS/Charles Platiau
18.out.2020 - Manifestantes se reúnem em Paris após Samuel Paty, professor de História e Geografia, ser decapitado Imagem: REUTERS/Charles Platiau

19/10/2020 19h09

Paris, 19 out (EFE).- Fontes da Promotoria Nacional Antiterrorismo da França informaram que 15 pessoas foram detidas desde a sexta-feira passada devido ao assassinato do professor francês Samuel Paty nos arredores de Paris.

Entre os novos detidos estão quatro estudantes, além de um quinto que já foi libertado. Segundo fontes da investigação citadas pelo jornal "Le Monde", um ou mais estudantes deram ao terrorista Abdoullakh Anzorov a identidade do professor em troca de centenas de euros.

Também foi detida outra pessoa já ligada a movimentos terroristas que se apresentou voluntariamente aos investigadores por ter estado em contato com o agressor antes dos fatos.

Além dessas, dez pessoas continuam detidas desde sexta-feira, principalmente parentes do assassino, como os pais, o avô e um irmão mais novo, que foram presos na cidade de Évreux, a cerca de 80 quilômetros de onde ocorreu o ataque.

Outro detido é o pai de um aluno de Paty que iniciou em redes sociais uma campanha contra o professor por ter mostrado, em uma aula sobre liberdade de expressão, caricaturas de Maomé e um pregador islâmico, Abdelhakim Sefraoui, que estava em contato com esse homem.

O presidente da França, Emmanuel Macron, se reuniu na segunda-feira com a família de Paty, a quem será dedicada uma homenagem nacional na tarde de quarta-feira.

O ministro do Interior, Gérald Darmanin, anunciou que as operações policiais contra dezenas de indivíduos do movimento islâmico continuarão nos próximos dias e que as associações com atividades suspeitas, descritas pelo governo como "inimigos da República", serão dissolvidas.

O primeiro-ministro, Jean Castex, indicou que haverá outras medidas para combater a disseminação de mensagens de ódio na internet e também para reforçar a vigilância e o controle dos serviços de inteligência nas redes sociais.

Notícias