Topo
Notícias

VW Taos: veja prós e contras diante de Jeep Compass e Ford Territory

Taos será lançado no Brasil no 2º trimestre de 2021 - Divulgação
Taos será lançado no Brasil no 2º trimestre de 2021
Imagem: Divulgação
do UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/10/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Taos vai encarar Jeep Compass, Ford Territory e Chevrolet Equinox
  • Modelo será trazido da Argentina a partir do 2º trimestre de 2021
  • Carro aposta em tecnologia e design para bater rivais

A Volkswagen revelou na noite de ontem (13) o Taos.

Feito na Argentina, o novo SUV médio da marca alemã será lançado no Brasil no 2º trimestre de 2021.

Quando desembarcar no país, o Taos terá a dura concorrência de Ford Territory, Chevrolet Equinox e Jeep Compass, este último líder absoluto da categoria - e principal alvo da VW.

Por isso, UOL Carros lista os prós e contras do novo modelo da empresa alemã contra a concorrência.

Design

Taos 1 - Divulgação - Divulgação
Dianteira traz as maiores mudanças em relação ao Tharu
Imagem: Divulgação

O Taos promete seduzir consumidores com um estilo mais sóbrio.

Frente ao Tharu, seu irmão vendido na China, ele traz faróis com refletores exclusivos e grade frontal parecida com a do Nivus. Na traseira, ele tem um para-choque exclusivo com traços mais esportivos.

Por dentro, o Taos tem uma cabine diferente dos outros modelos da marca, embora aproveite componentes de outros modelos da empresa, como Jetta e T-Cross.

O Territory tem linhas modernas, porém um tanto genéricas. Já Compass e Equinox pedem por renovações de estilo, que devem acontecer em breve. No caso do SUV da Jeep, uma reestilização está prevista para 2021.

Motorização

Taos EUA 2 - Divulgação - Divulgação
SUV será vendido no país com motor 1.4 turbo
Imagem: Divulgação

O Taos será movido pelo motor 1.4 turbo de até 150 cv e 25,5 kgfm, associado ao câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais.

A escolha da VW coloca o SUV em condição de igualdade com o Territory, que vem com um motor 1.5 turbo de 150 cv e 22,9 kgfm. O Compass entrega 166 cv e 20,5 kgfm, enquanto o Equinox tem 172 cv e 27,8 kgfm.

Itens de série

Taos 2 - Divulgação - Divulgação
Carro terá itens tecnológicos presentes no Nivus
Imagem: Divulgação

A VW não divulgou a lista de itens de série nem a gama de versões do Taos. Entretanto, a VW já revelou alguns equipamentos do modelo - e a briga promete ser boa.

Presente no Nivus, a central multimídia VW Play com tela tátil de 10,1 polegadas também estará no Taos.

A novidade também virá com itens de assistência de condução, como frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão frontal e piloto automático adaptativo.

O Taos terá um sistema de iluminação chamado de IQ Light. Ela permite que os faróis de LED tenham um alcance maior e mais amplo nas laterais. Também inclui farol alto inteligente e luzes de conversão dinâmica, que acendem de acordo com o ângulo de direção que o motorista aplica ao volante.

O Territory se destaca pela quantidade de itens tecnológicos, como câmera com visão em 360 graus, painel digital personalizável, bancos com aquecimento e resfriamento, alerta de colisão frontal e piloto automático adaptativo.

Equinox e Compass trazem listas mais modestas, mas oferecem centrais multimídia competentes.

No caso do Jeep, é possível equipá-lo com algumas assistências de condução. Sem contar que o atual líder do segmento é o único deles que oferece versões movidas a diesel e com tração 4x4.

Notícias