Topo
Notícias

Morre aos 88 anos o cartunista argentino Quino, criador da Mafalda

30/09/2020 12h58

O cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, conhecido como "Quino" e criador da Mafalda, faleceu nesta quarta-feira (30) aos 88 anos. A notícia foi dada pelo seu editor, Daniel Divinsky, pelo Twitter. 

"Quino morreu. Todas as pessoas boas deste país e do mundo ficarão de luto por ele", escreveu no Twitter Divinsky, diretor das Ediciones de la Flor.

Filho de andaluzes, Quino nasceu aos pés da Cordilheira dos Andes, em Mendoza (oeste), em 17 de julho de 1932.

Aos 13 anos ingressou na Faculdade de Belas Artes de Mendoza, mas logo se sentiu "cansado de desenhar ânforas e gessos" e transformou sua genialidade em quadrinhos e humor, embora em sua primeira fase, sem palavras.

Aos 18 anos publicou o seu primeiro cartum em Buenos Aires, mas foi aos 30 que Mafalda nasceu do traço do seu lápis. A menina que odeia sopa foi concebida a pedido para um anúncio de eletrodomésticos, em 1963.

Com humor sutil, carregada de crítica social, as tirinhas de Mafalda e dos amigos Susanita, Miguelito, Manolito, Felipe e Libertad, foram publicadas de 1964 a 1973. Esses foram os únicos personagens permanentes que Quino desenhou.

Com informações da AFP

Notícias