Topo
Notícias

Por que acessórios não oficiais podem detonar o carro e causar prejuízo

Instalar som potente, especialmente em modelos mais antigos sem que haja uma adequação do veiculo, sobrecarrega sistema elétrico e encurta vida útil de componentes - Arte/UOL
Instalar som potente, especialmente em modelos mais antigos sem que haja uma adequação do veiculo, sobrecarrega sistema elétrico e encurta vida útil de componentes
Imagem: Arte/UOL
do UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/09/2020 04h00

A instalação de sistemas de som potentes e outros acessórios é uma prática bastante adotada para incrementar e trazer mais funcionalidades ao veículo.

No entanto, os carros são projetados para lidar com uma determinada demanda por energia elétrica e os novos equipamentos podem danificar ou encurtar a vida útil de uma série de componentes.

De acordo com Erwin Franieck, mentor de tecnologia e inovação em engenharia avançada da SAE BRASIL, a primeira orientação é escolher acessórios homologados pela montadora - específicos para determinado modelo, eles também não comprometem a garantia de fábrica.

Outra recomendação, caso o serviço não seja feito em concessionária, é recorrer a um profissional qualificado, capaz de fazer a adequação do sistema elétrico para receber os novos itens - caso seja necessário.

Segundo Franieck, ignorar esses cuidados é um dos maiores vilões quando se trata da integridade de um automóvel.

O especialista destaca que equipamentos de som, alarmes e outros dispositivos "genéricos" são capazes de sobrecarregar todo o sistema.

Além disso, alguns desses acessórios continuam ativos mesmo quando o carro está desligado, agravando a situação.

O efeito mais óbvio é a redução da vida útil da bateria, que passa a reter cada vez menos carga e pode "arriar".

Contudo, antes de a bateria pifar de vez, há outras consequências.

"Ao reter menos carga, a bateria fornece menos tensão e sobrecarrega o alternador e a respectiva correia. Também ocorre maior variação de tensão no sistema. Isso eleva a incidência de pane elétrica, acompanhada por danos a uma série de componentes", alerta Franieck.

De acordo com o engenheiro, peças como lâmpadas, ventoinha, motor de arranque e o próprio alternador podem ter a durabilidade seriamente comprometida.

Mais performance, menos confiabilidade

Cena de drifting em Velozes e Furiosos: Tokyo Drift - Reprodução - Reprodução
Mexer no carro em busca de mais performance pode elevar gastos com manutenção
Imagem: Reprodução

Na busca por maior performance, muitos não se restringem a mexer em itens de conforto, conectividade e entretenimento e investem no ganho de performance.

Isso é realizado de várias formas, como reprogramar a ECU, a central eletrônica do motor, alterando parâmetros como tempo de abertura da borboleta para entrega de mais potência e torque.

Essas modificações podem incluir troca de componentes, como a ECU original, bem como a supressão do catalisador e a instalação de turbo ou compressor mecânico.

Para Franieck, a médio prazo a prática pode acarretar vários danos, sem contar o comprometimento da garantia.

"Fazer o conjunto de motor e transmissão trabalhar acima do limite para o qual foi especificado gera muitos efeitos indesejados. O catalisador, por exemplo pode 'derreter' por conta das altas temperaturas, se já não tiver sido removido, gerando aumento nas emissões", destaca o engenheiro da SAE Brasil.

Por trabalhar em regimes acima dos quais para qual foi projetado, o motor também apresenta maior incidência de carbonização, com o acúmulo de depósitos em dutos e outros componentes internos, explica.

Quem sofre com isso são itens como velas e bicos injetores, que apresentam degradação acelerada e causam funcionamento irregular do propulsor.

Notícias