Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Grupo de Direitos Animais move ação para que governo acabe com queimadas no Pantanal

Imagens mostram fogo na região do Pantanal, devastada pelas queimadas que ocorreram em setembro de 2020 - Mauro Pimentel/AFP
Imagens mostram fogo na região do Pantanal, devastada pelas queimadas que ocorreram em setembro de 2020 Imagem: Mauro Pimentel/AFP

Camila Tuchlinski

São Paulo

21/09/2020 14h02

A Anda, Agência de Notícias de Direitos Animais, moveu uma ação cautelar na 8ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária de Mato Grosso pedindo que o governo federal acabe com as queimadas no Pantanal. O documento sugere que aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) sejam usados para combater os incêndios na região.

O texto da ação, assinado pelas advogadas da Anda, Evelyne Paludo e Letícia Filpi, ressalta que "a utilização da aviação através da Força Aérea Brasileira é o único meio efetivamente capaz de evitar o ponto de irreversibilidade da tragédia ambiental que estamos vivendo".

O documento alerta, ainda, que as queimadas estão matando milhares de animais e a vegetação. "O meio ambiente - fauna e flora - estão sendo dizimados em razão da omissão da União em promover ações efetivas no combate aos incêndios, deixando de cumprir a responsabilidade prevista constitucionalmente".

A ação movida pela Anda ressalta, ainda, o decreto assinado pelo governador do Mato Grosso que estabeleceu estado de emergência "em razão do descontrole absoluto dos incêndios que avançam destruindo a vegetação e aniquilando animais silvestres".

Destruição

As queimadas atingem o Pantanal desde julho. Em meio à polêmicas, o presidente da República, Jair Bolsonaro, disse na semana passada que o Brasil "está de parabéns" na questão ambiental. Nesta segunda-feira, 21, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, minimizou a alta nos números de desmatamento e queimadas.

Notícias