PUBLICIDADE
Topo

Notícias

Finlândia cancela exercícios militares internacionais devido à pandemia

21/09/2020 15h17

Helsínquia, 21 Set 2020 (AFP) - Os exercícios militares chamados Arctic Lock, no qual 20.000 soldados de 13 países deveriam participar na Finlândia na próxima primavera, foram cancelados devido à nova pandemia de coronavírus, anunciou o Ministério da Defesa nesta segunda-feira (21).

"Manobras internacionais são importantes, mas nesta situação é ainda mais importante ter o coronavírus sob controle", disse Antti Kaikkonen, chefe da Defesa, em um comunicado.

Por este motivo, observadores da OTAN e da União Europeia (UE) também irão visitar a Finlândia entre maio e junho de 2021.

Como as restrições ligadas ao coronavírus tornam essas manobras muito complicadas, a Finlândia prefere manter as práticas militares nacionais.

A pandemia de covid-19 tem provocado a redução de importantes exercícios militares planejados no Báltico, mas sem cancelá-los de fato.

Em resposta a esses exercícios que refletem a tensão de vários países ocidentais com a Rússia, Moscou também organiza treinamentos militares na região.

A Finlândia não é membro da OTAN, mas reforçou a sua cooperação com a Aliança Atlântica nos últimos anos.

sgk/hdy/lpt/bl/eg/jc

Notícias