Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

SP espera ter 100 mi de doses da vacina até maio, diz secretário de Saúde

Foto ilustrativa da CoronaVac, desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan - Cadu Rolim/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Foto ilustrativa da CoronaVac, desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan Imagem: Cadu Rolim/Fotoarena/Estadão Conteúdo
do UOL

Do UOL, em São Paulo

20/09/2020 17h56

O secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou hoje que espera ter 100 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus até maio do ano que vem. A declaração foi feita durante entrevista à CNN Brasil.

Mais cedo, o governador João Doria anunciou que 5 milhões de doses da Coronavac devem chegar em outubro e, até dezembro, o número chegará a 46 milhões. A vacina contra covid-19 está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac Biotech.

O secretário acrescentou que, além das doses já anunciadas por Doria, mais doses estão previstas para chegar nos primeiros meses de 2021. "Nós teremos até o primeiro trimestre mais 15 milhões, compondo 61 milhões, e até maio nós teremos um total de 100 milhões de doses", disse.

"E dessa maneira nós iniciaremos em dezembro, ou no mais tardar em janeiro a vacinação", completou.

Ele disse que a vacinação deve ser feita em duas doses, então é preciso considerar que 100 milhões de doses serão aplicados em 50 milhões de pessoas.

"Essa vacinação está sendo avaliada por uma câmara técnica e provavelmente seguirá os mesmos moldes da vacinação da gripe. Portanto, vão primeiro aqueles grupos prioritários que têm risco de desenvolver as formas mais graves da doença."

Questionado se as doses serão restrita apenas ao estado de São Paulo, ele respondeu que não. "Isso vai ser voltado dentro do Sistema Único de Saúde para todos os brasileiros. É por isso que estamos tendo o apoio do Ministério da Saúde para que possamos vacinar cada vez mais os brasileiros."

Notícias