Topo

Síria rejeita acusações de 'tortura' feitas pela Holanda

19/09/2020 13h47

Damasco, 19 Set 2020 (AFP) - O governo sírio criticou, neste sábado (19), o anúncio feito pela Holanda de sua decisão de responsabilizar Damasco por crimes contra sua própria população, em particular de "tortura", e de processá-lo em um tribunal internacional.

"O governo holandês (...) está determinado a usar a Corte Internacional de Justiça (CIJ) de Haia para o benefício das agendas políticas de seu mestre americano", disse uma fonte do Ministério das Relações Exteriores da Síria, citada pela agência oficial de notícias Sana.

Relacionadas

Esta mesma fonte síria acusou a Holanda de "flagrante violação de suas obrigações e compromissos como Estado-sede desta organização internacional", sem especificar o conteúdo exato das violações denunciadas.

Ontem (18), a Holanda anunciou sua decisão de fazer a Síria prestar contas por "flagrantes violações dos direitos humanos", à luz do direito internacional, um caso que pode ser levado à mais alta jurisdição da ONU.

O governo holandês invocou a Convenção das Nações Unidas contra a Tortura e acusa o governo sírio de assassinato e de uso de armas químicas contra seu próprio povo.

"Há provas mais do que suficientes para mostrar que o regime sírio é culpado de violações em larga escala dos direitos humanos, especialmente tortura", declarou o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, durante sua coletiva de imprensa semanal na sexta-feira.

"Uma solução política duradoura [na Síria] é possível somente se os autores forem responsabilizados", acrescentou Rutte, que espera ter "o apoio de outros países".

Uma tentativa anterior de levar a situação na Síria ao Tribunal Penal Internacional (TPI) foi bloqueada por veto no Conselho de Segurança da ONU.

A Holanda enviou à Síria uma "nota diplomática", na qual pede ao governo Bashar al-Assad que ponha fim aos atos de "tortura" e inicie as negociações entre os dois países.

"Se nenhum acordo for alcançado sobre esta questão, a Holanda levará o caso a um tribunal internacional", declarou o ministro holandês das Relações Exteriores, Stef Blok, em um comunicado.

A Corte Internacional de Justiça, com sede em Haia, foi fundada em 1946 para julgar disputas entre Estados-membros e violações de tratados da ONU.

mam/ah/bek/awa/mab/eg/tt

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Síria rejeita acusações de 'tortura' feitas pela Holanda - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias