Topo
Notícias

Fundador da Duty Free doa toda a sua fortuna; mais de 8 bilhões de dólares

Fundador da Duty Free fez doação de toda a sua fortuna ainda em vida - iStock
Fundador da Duty Free fez doação de toda a sua fortuna ainda em vida Imagem: iStock
do UOL

Do UOL, em São Paulo

17/09/2020 19h08

O bilionário Charles "Chuck" Feeney, de 89 anos, cumpriu um sonho inusitado: doou, ainda em vida, 8 bilhões de dólares (cerca de R$ 42 bilhões, segundo a cotação do dia). O valor corresponde a toda a sua fortuna. Na tarde desta segunda-feira, ele encerrou a fundação filantrópica por onde realizava os donativos.

Fundador da Duty Free, lojas conhecidas como free shops e localizadas em aeroportos, Feeney relatou à Forbes ter reservado cerca de 2 milhões de dólares (o equivalente a R$ 10,5 milhões) para suprir as necessidades de sua aposentadoria e a de sua esposa.

De acordo com a publicação, as doações representam mais que 375.000% de seu patrimônio atual, e foram feitas ao longo de 40 anos. Feeney, segundo a revista, realizava as ações filantrópicas de forma anônima, buscando o mínimo de visibilidade possível. Ele e a mulher integram um movimento chamado Giving While Living (na tradução: Doando enquanto Vivendo).

"Sinto-me bem por ter, sob o meu comando, concluído essa iniciativa", declarou ele ao veículo.

A cerimônia de encerramento da Atlantic Philanthropies, a empresa filantrópica que ele mantinha, ocorreu via Zoom e incluiu mensagens em vídeo enviadas por personalidades como Bill Gates e o ex-governador da Califórnia, Jerry Brown.

A data de fechamento da empresa, de acordo com Feeney, foi definida há dez anos.

Notícias